Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Conhecido como Project Titan, o plano de desenvolvimento de um carro autodirigível da Apple passou para novas mãos. John Giannandrea, chefe do setor de inteligência artificial e aprendizado de máquina (responsável por melhorias e novas aplicações da Siri, inclusive), vai assumir os novos rumos do projeto do Apple Car.

Giannandrea também ficará responsável por coordenar o desenvolvimento do sistema veicular autônomo, que seria como um sistema operacional que poderá rodar no futuro carro físico da empresa. Para isso, ele terá à sua disposição a equipe de mais de cem engenheiros, liderados por Doug Field, que trabalham na produção diária do projeto. 

publicidade

A mudança ocorreu após Bob Mansfield, ex-vice presidente de engenharia da Apple, se aposentar completamente da empresa. Ele era responsável por gerenciar a equipe de hardware e estava trabalhando como orientador no projeto do Apple Car.

A história do Titã

O plano de construir um veículo autônomo de Apple surgiu em 2014. A ideia era competir com a Tesla e seus produtos da então indústria 4.0. No começo, o projeto passou por dificuldades técnicas e de liderança, o que fez com que a empresa de Cupertino trouxesse Mansfield para seu time. 

Ao assumir o Projeto Titã, Bob realizou uma mudança drástica nos planos. Ao invés de produzir um carro autodirigível, ele propôs que fosse elaborado um sistema veicular autônomo que poderia ser utilizado em qualquer outro veículo. Assim, a Apple seguiu as orientações e começou o desenvolvimento do sistema que foi utilizado em carros de fabricantes parcerias.

Apesar de já ter testado os carros, que dirigiram sozinhos por 189 quilômetros, pouco se sabe a respeito do Apple Car. Porém, a empresa dá bastante importância para o assunto, já que Tim Cook revelou a Bloomberg que se trata da “mãe” de todos os outros mecanismos de IA e que é um dos projetos mais difíceis da empresa.

publicidade

Via Apple Insider