AppleNotíciasHyundai diz que negociações com a Apple para produção de carros elétricos estacionaram

Lucas Soares3 semanas atrás4 min

Recente noticiamos de que estava tudo praticamente acertado entre Apple e Kia para produção de carros elétricos na fábrica da montadora. Faltava apenas a assinatura do contrato. Essa última parte parece que não se concretizou. A Hyundai, dona da Kia, disse que as negociações com a Apple para a produção dos veículos estacionaram.

De acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg, as conversas entre as duas empresas andavam bem, mas foram interrompidas durante a última semana. A sul-coreana ainda negocia com outras empresas para tentar manter os planos para produção dos veículos elétricos.

“O fim das conversas com a Apple não vão atrapalhar a estratégia da Hyundai porque a montadora já estabeleceu planos para seus negócios de veículos elétricos”, disse Lee Jae-il, analista da Eugene Investment & Securities Co. Apos o anúncio, as ações da Hyundai em Seul caíram 6,2%, enquanto a Kia despencou 15%.

Projeto em andamento

No início deste mês, outro relatório disse que a Kia receberia um investimento de US$ 3,6 bilhões (cerca de R$ 15 bi) da Apple para fabricar os modelos, fazendo com que suas ações aumentassem 10%.

Ainda segundo a Bloomberg, isso não significa que a Apple tenha desistido de seus planos com carros elétricos. Mesmo sem a Hyundai a empresa estaria conversando com outras montadoras para tentar levar a parecia adiante.

A Hyundai também não depende do Apple Car e segue com seu longo projeto usando uma plataforma dedica para fabricação desse tipo de modelo. O primeiro deles seria o Ioniq 5.

Os mais recentes rumores sobre o Apple Car ainda indicam que o veículo, além de elétrico deve ser autônomo, se tornando ainda mais revolucionário. O carro ainda seria equipado com uma bateria, podendo percorrer 500 km com a bateria cheia; carregar de 0 a 80% da energia em 18 min com carregamento rápido e com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. No entanto, essas informações foram reveladas por fontes dentro da Kia e da Hyundai, então não é possível se os planos da Apple permanecem os mesmos.

Via Bloomberg