Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O primeiro automóvel da Apple pode chegar somente em 2024, mas uma característica parece estar se consolidando: o Apple Car será um veículo autônomo. Isso mesmo, não vai precisar de um motorista humano no volante.

Uma fonte familiarizada com a estratégia Hyundai-Kia informou que o presidente da empresa coreana, Chung Eui-sun, deixou claro que a mobilidade é o futuro da empresa americana. A declaração de Chung tem muito peso, já que a Apple tem avançado em uma possível parceria com a Hyundai Motor Group para seu carro elétrico.

publicidade
Hyundai e Tesla

Outro detalhe interessante nesse sentido de autonomia do veículo é o de que a Hyundai possui uma parceria com a Aptiv em uma joint-venture que desenvolve tecnologia de veículos autônomos, incluindo robotaxis. Ao trabalhar com a Apple, os líderes da Hyundai-Kia acreditam que irão acelerar o desenvolvimento de seus próprios planos autônomos e elétricos e de veículos.

A Apple também já fez outros movimento nesse sentido de seu Apple Car ser um carro autônomo. Em 2018, a empresa foi atrás de Doug Field, então vice-presidente sênior de engenharia da Tesla. Ao que tudo indica, o movimento foi na direção de reforçar o projeto de carros elétricos e autônomos. A Apple também contratou uma parcela de outros ex-funcionários da empresa de Elon Musk, incluindo Michael Schwekutsch, agora Diretor Sênior de Engenharia do Grupo de Projetos Especiais da Apple.

Um carro com autonomia

Reforçando se tratar de um projeto de veículo autônomo, temos o sistema LiDAR, com funcionalidades de segurança, como retrorrefletores que identificam objetos para reduzir riscos de colisão. Além desse sistema na patente do Apple Car, há outros recursos lhe dão característica de veículo autônomo, como detecção de gestos feitos por guardas de trânsito e sensores para identificação de imperfeições na pista.

O carro elétrico da Apple estaria voltado, a princípio, para atuação em serviços de entrega robótica, e não para os usuários comuns. De acordo com algumas informações, o volume de produção poderia alcançar entre 100 mil e 400 mil unidades por ano do Apple Car. Os valores da negociação que pode ser fechada em breve com a Hyundai-Kia estão em US$ 3,6 bilhões. Porém, nada impede que a Apple busque outras parcerias ainda.

publicidade

Via CNBC e BGR