AppleNotíciasApple Car pode ser produzido em fábrica da Kia nos EUA

Lucas Berredo1 mês atrás5 min

O possível acordo entre Apple e Hyundai para a produção do Apple Car voltou aos holofotes nesta terça-feira (19/01). Dias atrás, a montadora sul-coreana confirmou (e depois desmentiu) as negociações com a big tech para fabricar um modelo elétrico. Agora, surgem informações de que o Apple Car será produzido em uma fábrica da Kia, afiliada da Hyundai, nos Estados Unidos.

De acordo com fontes do jornal sul-coreano eDaily, Apple e Hyundai estão reunidas hoje para acertar detalhes sobre a cooperação. O Hyundai Motor Group (HMG), conglomerado que administra as ações da fabricante, já teria decidido internamente sobre atrelar a Kia ao Apple Car. O carro seria produzido na planta da montadora em West Point, no estado da Geórgia.

Um dos motivos para o HMG para atrelar a Kia ao Apple Car – e não a Hyundai – seria o receio de criar uma imagem da marca principal como mera fornecedora para a big tech. O grupo ainda estaria “cauteloso” sobre o acordo, segundo o site, motivo pelo qual a reunião desta terça-feira com a Apple.

Os rumores de que a Apple negocia um acordo com a Hyundai para a produção do Apple Car surgiram na semana passada. A montadora chegou a confirmar as tratativas à rede americana CNBC, somente para desmentir horas depois, alegando o interesse de diversas empresas para a produção de um carro elétrico.

O burburinho em torno do anúncio foi tão grande que as ações da Hyundai chegaram a disparar 24% na bolsa de Seul – a ascensão mais significativa desde 1988. A Apple, por sua vez, não comentou sobre a questão.

Lançamento indefinido

As informações sobre uma possível data de lançamento do Apple Car ainda estão difusas. No mês passado, fontes ligadas à empresa americana afirmaram à Reuters que a produção do carro elétrico deve começar por volta de 2024.

A agência de notícias Bloomberg, no entanto, divulgou que pessoas envolvidas no projeto afirmaram que o carro levará “no mínimo meia década” para ficar pronto, isto é, somente a partir de 2026. Além do sistema de direção autônoma, um dos destaques no projeto do Apple Car é a adoção de uma bateria monocélula com maior potência e distribuição espacial. Mas os custos, assim como as instalações necessárias para a produção, estariam acima do orçamento da Apple, o que teria levado a empresa a procurar a Hyundai.

Via MacRumor