O Microsoft Authenticator nasceu como um aplicativo que nasceu para gerar senhas únicas para outros programas com autenticação de dois fatores, mas está prestes a se tornar um gerenciador de senhas completo. No ano passado, o app ganhou o preenchimento automático de senhas. Ao que parece, a próxima função a ser testada no Authenticator é a de importar senhas.
Isso fará com que usuários de gerenciadores como os disponíveis nos navegadores Google Chrome e o Firefox possam importar facilmente suas senhas para o Microsoft Authenticator. Quem usa softwares especializados como o LastPass ou o Bitwarden também poderá migrar para o serviço da Microsoft de modo mais fácil.
Na verdade, você não precisa nem mesmo ter um gerenciador de senhas. O aplicativo também possibilita importar seus logins e senhas a partir de planilhas no formato CSV.
Como o beta do Microsoft Authenticator te ajuda importar senhas?
Mesmo com a grande compatibilidade que mostramos acima, há um problema inconveniente para quem não costuma usar o computador com frequência. A maioria das importações funciona apenas se estiver sentado em frente a um desktop ou notebook.
Já o Google Chrome para celulares permitirá a importação direto do smartphone, como aponta um documento de suporte da Microsoft. Nele, a empresa ensina os usuários do app e do navegador do Google a levar suas senhas armazenadas no navegador para o Microsoft Authenticator.
O processo não deve levar mais que alguns segundos, já que bastará acessar as configurações de senha do seu Google Chrome e escolher a opção Exportar senhas. Uma janela irá se abrir e você poderá escolher para qual app as senhas serão exportadas, com o autenticador da Microsoft sendo um deles.
Já quem costuma guardar as senhas em um caderno ou aplicativo para registrar anotações poderá migrá-las a partir de uma planilha CSV. Como a planilha nesse formato difere de uma planilha convencional de Excel, a Microsoft oferece um modelo. Nesta planilha, você pode colocar suas credenciais de entrada em diferentes serviços e então importar os dados no aplicativo.
No momento, a atualização está disponível apenas para usuários que participam dos testes beta do aplicativo, mas é possível que chegue em breve ao público.
Via Windows Central.
Imagem: Thomas Breher / Pixabay