Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Um layout em formato de grade que permite a criação de grupos de abas. Esta é a novidade  do Chrome no Android prometida pelo Google desde 2019 e que agora é oficial não somente para usuários do desktop, mas também para usuários do Android.

Lançada como Chrome 88, essa versão substitui a anterior com sobreposição de janelas que ocupavam quase toda a largura da tela. Agora cada aba é bem menor e permite que o usuário visualize mais a página organizando melhor a navegação. Dessa forma os grupos de abas possibilitam que no Android, as janelas do Chrome sejam visualizadas  sem o incômodo do usuário se perder no meio de uma profusão de abas abertas.

publicidade

Desde setembro o Google liberou para todos os usuários o recurso desktop do Chrome com grupos de abas, da versão 85 em diante, mas por enquanto ainda não está disponível para todos os usuários do Android.

Quando comparado o Chrome para o sistema operacional Android e a versão para desktop, há sutis diferenças que não comprometem a navegabilidade.  No Chrome OS e macOS, no Windows e no Linux é possível definir nome e cor para os grupos, além de unir as abas. Já no Chrome para Android não há essa opção.

Passo a passo

Para quem ainda não tiver o recurso disponível é possível ativá-lo manualmente de modo experimental, bastando navegar até o  Chrome: // flags na barra de endereço e, em seguida, pesquisar e ativar o “Layout de grade de guias”, “Grupos de guias”, “Continuação de grupos de guias” e “Grupos de guias melhorias na interface do usuário ”. Ah uma dica, você terá que reiniciar o Chrome duas vezes para que a nova interface apareça.

Imagem Chrome Android de grupos de abas

publicidade
Como criar um grupo de abas

Para criar um grupo de abas no Android, o usuário só precisa arrastar uma janela sobre a outra. Outra maneira é, no canto superior direito tocar nos três pontinhos e escolher a opção “Agrupar guias”. Para criar uma nova aba, no mesmo grupo mesmo enquanto uma outra aba estiver marcada, basta clicar no botão  “+” que fica no canto inferior direito.

O Chrome 88 também permite clicar e segurar sobre um link e, em seguida selecionar a opção “Abrir em nova guia no grupo”.

Caso o usuários prefira remover o grupo de abas do Chrome Android, o Google também permite e o procedimento é até mais  simples: basta acessar chrome://flags/#enable-tab-groups; selecione “Disabled” e depois só precisa reiniciar o Chrome.

Quando voltar o navegador dispensará automaticamente o formato de grade e passará a exibir o formato antigo, com abas abertas e janelas sobrepostas.

Via 9to5Google e The Verge
Imagem: Deepanker Verma/Pixabay