Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Microsoft Authenticator ganhou recursos de gerenciamento e preenchimento automático de senhas, efetivamente colocando a Microsoft no setor. A medida, porém, vem causando certo desconforto em alguns especialistas de segurança.

Isso porque a novidade foi apresentada como um recurso beta, ou seja, ainda em testes, em modo de “public preview” dentro do app. Na prática, isso chama a atenção dos hackers, que podem tentar invadir o sistema e obter, de uma só vez, todas as suas credenciais de acesso armazenadas.

publicidade

Segundo alguns especialistas que trabalharam com a Microsoft na novidade, a proteção do usuário é assegurada, já que contas corporativas e pessoais serão mantidas separadas. Os mesmos especialistas antecipam “mais novidades a caminho”.

publicidade

“Ainda que autenticações sem senha ou de multi-fatores sejam o melhor caminho para a segurança, nós entendemos que muitos sites ainda exigem senhas e alguns sequer trazer suporte à autenticação em vários fatores”, disse Rajat Luthra, gerente de programação da Microsoft. “No passado, nós mostramos como nenhuma senha gerada por humanos pode ser única o suficiente para vencer invasores. É aí que o Authenticator pode ajudar. Já que você não mais precisará se lembrar de suas senhas, o Authenticator pode preencher palavras-passe complexas e únicas para você”.

Para habilitar a novidade, você precisa acessar o menu “Beta” no menu de configurações do app, ativando a opção de preenchimento automático. Na tela principal, uma aba “Senhas” (“Passwords”) deve aparecer. Você precisará refazer o login para sincronizar quaisquer senhas que você tenha associado à conta atrelada ao Authenticator. Finalmente, abra as configurações do seu dispositivo, entre em “Aplicações” (“Applications”) e mude o app padrão para o Microsoft Authenticator.

Microsoft Authenticator Senhas

Com novo recurso de gerenciamento e preenchimento de senhas, Microsoft Authenticator quer entrar no mercado dos gerenciadores de credenciais (Imagem: Microsoft/Divulgação)

No caso de clientes empresariais, administradores de rede precisarão guiar funcionários para adicionar suas contas corporativas no novo sistema de autenticação.

Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock