AplicativosFerramenta da Microsoft permite rodar apps Android no Windows

Fábio Devito1 mês atrás8 min

Uma atualização no app “Seu Telefone (Your Phone)”, que permite a visualização de fotos e mensagens do Android no Windows trouxe novidades na integração entre os dois sistemas. Agora, além da visualização de arquivos do aparelho, é possível espelhar qualquer app do celular no seu computador.

Os novos recursos foram divulgados na última semana, e aproximam ainda mais o Android dos desktops. Eles já eram esperados há algum tempo e até chegaram a ser disponibilizados para membros do Windows Insider, o programa de testes da empresa.

De acordo com a Microsoft, agora todos podem ter acesso ao serviço. Assim, basta que o seu computador esteja com a versão mais recente do Windows 10 para utilizar o app. Nos Androids, no entanto, é necessário possuir a versão 7.0 (Nougat) ou superior e efetuar o app de integração Complemento para o seu telefone (Your Phone Companion) na Play Store.

No caso dos aparelhos Galaxy, da Samsung, o aplicativo não é necessário, tendo em vista que as versões mais recentes da OneUI possuem a integração nativa por meio da ferramenta “ligar ao computador” em sua barra de notificações e ferramentas.

Como funciona

O “Seu Telefone” não instala os aplicativos do Android no Windows, ele apenas executa uma ferramenta de projeção de tela na qual é possível visualizar e executar operações diretamente no seu dispositivo. O processo é muito parecido com o que já acontece em smartTVs, por exemplo.

Para que isto aconteça, é necessário que tanto o computador quanto o celular estejam na mesma rede. Por se tratar de um espelhamento, alguns aplicativos também exigirão que a tela do smartphone esteja ligada. Se o seu computador possuir uma tela sensível ao toque também é possível executar comandos e atalhos do Android, uma vez que o Windows 10 também possui este recurso.

Crie atalhos dos seus apps favoritos

A Microsoft também anunciou a possibilidade de criar atalhos para os seus aplicativos favoritos na barra de tarefas e no menu iniciar do Windows. Assim, ao clicar no ícone, ele executará automaticamente o programa desejado em seu computador.

O recurso facilita a vida de muitos usuários com a utilização de aplicações exclusivas ao universo mobile, como o Instagram, por exemplo (por mais que exista a versão web).

No caso da rede social, é possível visualizar posts, Stories e Reels diretamente da tela do seu computador. No entanto, não é possível subir imagens ou outros arquivos que não estiverem armazenados no smartphone. Na web, os Stories ganharam um novo layout recentemente, mas não é possível ver os Reels.

Sistemas interligados

A integração entre Android e Windows é mais um dos indícios que caminhamos para sistemas operacionais cada vez mais interligados. Recentemente, a Apple deu um importante passo para esta realidade ao lançar a sua nova linha de Macbooks com a arquitetura ARM, a mesma utilizada nos processadores dos iPads e iPhones.

Deste modo, os usuários Apple que adquirirem a nova tecnologia também poderão executar os aplicativos da Play Store nativamente nos laptops.

Além disso, na última semana, surgiram rumores sobre o desenvolvimento de uma versão mais simples do Android pelo Google. O objetivo seria parecido com o da Apple, ao possibilitar a execução de aplicativos diretamente do navegador Chrome.

Via Slash Gear

Imagem: reprodução do canal da Microsoft no YouTube