AndroidNotíciasMicrodroid: Android mais simples em desenvolvimento

Fábio Devito1 mês atrás5 min

Novos rumores sugerem que o Google estaria desenvolvendo uma versão alternativa do Android. Batizada de Microdroid, a versão mínima do sistema operacional deve ser utilizada em máquinas virtuais para rodar aplicativos dos smartphones em nuvem.

O vazamento surgiu em um fórum de projetos abertos de Android e se refere ao sistema operacional como uma versão simplificada da Imagem Genérica do Sistema (GSI) do Android 11. Ele deve possibilitar que máquinas virtuais processem aplicativos e outros arquivos relacionados a DRM do sistema.

De maneira simples, isto quer dizer que o Google estaria desenvolvendo uma forma de executar o Android em computadores e outros dispositivos de maneira segura, sem prejudicar a integridade dos aplicativos e a segurança dos usuários, por exemplo.

A criação do Microdroid pode ter relação com as últimas atualizações do Google Chrome que já possibilitam a instalação de produtos como o YouTube em forma de aplicativos. Deste modo, caso confirmada, poderemos ver a execução de jogos e outros aplicativos do Google Play em outras máquinas além dos celulares.

Microdroid pode ser a base para um novo ChromeOS

Outra possibilidade é que o Microdroid, na verdade, se trate de um projeto do Google para uma nova versão do ChromeOS, o sistema operacional utilizado em Chromebooks. Caso esse seja o caso, isso pode aproximar ainda mais os laptops ao universo dos smartphones.

A medida também seria uma resposta ao que a Apple está fazendo com os novos MacBooks que graças aos processadores M1, baseados em arquitetura ARM, conseguem rodar nativamente aplicativos que anteriormente eram exclusivos do iPhone e do iPad.

Em ambos os casos, devemos ver novidades do Google Microdroid em breve. Qual app do seu smartphone gostaria de ver na tela do navegador? Responda nos comentários.

Via Slash Gear e XDA Developers

Foto: Denny Müller/Unsplash