Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Um grupo de desenvolvedores dos Estados Unidos conseguiu uma façanha admirável: instalar o novo Android 11 em um celular antigo. Realmente antigo: o Samsung Galaxy SII. O modelo, lançado em 2011, continua recebendo suporte e atualizações da comunidade.

A atualização do sistema operacional pode ser um desafio para uma parcela dos usuários Android. Isto porque a maioria dos fabricantes costuma limitar o suporte para aparelhos antigos entre uma ou duas versões do OS. E embora o Google já tenha anunciado que pretende mudar esta realidade, o mais comum é que o usuário se conforme em utilizar um celular com um sistema antigo, ou mesmo acabe trocando de aparelho em busca de novas atualizações.

publicidade
Bravos voluntários

No entanto, para os mais corajosos, há uma terceira opção: se aventurar nas ROMS da comunidade. É uma coisa que faz seu celular perder a garantia, mas não é como se um celular de 9 anos ainda estivesse coberto por ela.

A internet possui centenas de grupos de programadores que se dedicam ao estudo do Android desenvolvendo versões compatíveis dos novos sistemas para celulares antigos. Este é o caso dos grupos XDA rINanDO e ChronoMonochrome que trabalharam em conjunto para o desenvolvimento do LineageOS 18.1 – uma ROM baseada no Android 11 compatível com o Samsung Galaxy SII.  De acordo com o grupo, o celular antigo aceitou bem o sistema e apresenta as principais funções como câmera, Wi-fi e áudio funcionando.

Já outros recursos como GPS, ligações e rádio ainda não estão funcionando perfeitamente. O grupo espera consertar os bugs com atualizações para a construção de um sistema 100% compatível com o SII.

Se você ainda possui um Galaxy SII deseja transportar o Android 11 para o seu telefone antigo, basta instalar a Room disponível no fórum da XDA Developers. Vale lembrar que este é um procedimento avançado e que você pode perder todos os seus dados ou até mesmo corromper o sistema do dispositivo durante a instalação. Faça por usa conta em risco.

publicidade
Google e Qualcomm planejam aumentar a vida útil do Android

A fragmentação do Android, isto é: a existência de diversas versões do sistema operacional disponíveis no mercado, tem sido motivo de preocupação para o Google.

A fabricante já expressou que trabalha para que as empresas possam manter cada vez mais os seus aparelhos atualizados. Por meio do projeto Treble – o Google firmou uma parceria com a Qualcomm, a fabricante dos chipsets Snapdragon, para desenvolver soluções para que a partir do Android 11, a maioria das fabricantes possa oferecer no mínimo quatro anos de atualizações para os seus aparelhos.

A medida não só garante mais segurança para os usuários, como também facilita a vida dos desenvolvedores que não precisarão se preocupar no desenvolvimento da mesma aplicação para várias versões do Android.

Via: My Smart Price