A Lego anunciou recentemente o app de realidade aumentada chamado Vidiyo, feito em parceria com a Universal Music Group. O aplicativo será lançado na maioria dos países onde a marca está presente no dia 1° de março desse ano. Ele permitirá aos pequenos criar seus próprios vídeos musicais, de modo parecido com o que já vemos no TikTok.
Usando o conhecido método da Lego de inspirar a criatividade por meio de suas peças e a parceria com a gravadora, crianças da faixa etária de 7 a 10 anos (ou seja, abaixo da faixa etária do TikTok) poderão usar pequenas peças chamadas “BeatBits”. Apesar do nome, elas são peças de Lego simples, com 2×2 quadrados, mas a mágica acontece quando são digitalizadas para dentro do app.
Como funciona o Lego Vidiyo?
Ao serem escaneadas pelo app, as peças liberarão efeitos digitais que podem ser manipulados pelas crianças, que podem usá-las para compor o seu próprio clipe musical. A Lego divulgou que esses efeitos podem ser chuvas de confete, visão em raio-x ou efeitos de brilho.
Se parece bastante com os filtros que vemos no próprio TikTok ou no Stories, certo? Não é por acaso, já que a intenção é justamente a de permitir que as crianças se divirtam gravando seus vídeos musicais. Além disso, a Lego também quer proteger a privacidade das crianças. Segundo a empresa, todo o conteúdo do app de realidade aumentada será moderado antes de ir ao ar no Vidiyo.
Assim, se no conteúdo houver qualquer informação pessoal da criança (incluindo seus rostos), ele não postado em feeds públicos. Ainda assim, os vídeos ficarão armazenados localmente, caso a criança deseje mostrar seus clipes para familiares ou amigos.
Além dos filtros mencionados, os Beatbits também irão liberar efeitos sonoros que podem ser usados nos vídeos. Alguns exemplos disso são sons de instrumentos musicais ou vozes engraçadas. Já as músicas estarão liberadas desde o princípio, por conta da parceria com o braço musical da Universal Music. Os clipes poderão ter até 60 segundos de duração.
Julia Goldin, que é Chief Product & Marketing Officer (Chefe de Produto e Marketing) do grupo Lego, disse que “pesquisas mostram que mais de três quartos (79%) de pais ao redor do planeta querem que suas crianças tenham maior confiança em sua capacidade criativa, então estamos lançando o Lego Vidiyo para tornar esse desejo realidade”.
E você, o que achou do app Vidiyo e os Beatbits da Lego?
Imagem: Lego / Divulgação