Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Em um tweet recente, o fundador da SpaceX e CEO da Tesla Motors, Elon Musk sugere as pessoas a troca do Whatsapp pelo app de mensagens criptografadas Signal. O empresário foi um dos que criticou o Facebook por sua postura em relação às manifestações pró Donald Trump no Capitólio Americano, nesta quarta-feira (06/01).

A manifestação de Musk, no entanto, também está relacionada a última atualização de privacidade do Whatsapp que força os usuários a conceder acesso dos seus dados para outras plataformas do grupo Facebook, como a própria rede social e o Instagram.

publicidade

O compartilhamento inclui números de telefone, informações de contatos, localizações e mais. Aqueles que não concordarem com as mudanças da plataforma terão suas contas suspensas a partir do dia 08 de fevereiro.

Assim, Elon Musk sugere aos usuários que passem a utilizar o Signal, uma plataforma de mensagens criptografadas que ficou conhecida por garantir o sigilo dos seus usuários e o compromisso em não exibir ou trocar dados por anúncios. Um dos garotos propaganda da plataforma é Edward Snowden, conhecido pelo vazamento de dados sobre a Agência de Segurança Nacional Americana (NSA), em 2013.

Além do fundador da Tesla, outras personalidades da tecnologia se manifestarem publicamente sobre a situação política do país.

Fundadores não consideram o Whatsapp seguro

O Whatsapp foi comprado pelo Facebook em 2014 e, em 2015, deu aos usuários a chance de cancelar o compartilhamento de dados com a rede social. No entanto, com as novas mudanças esta medida será anulada.

De acordo com a empresa, o objetivo dos novos termos de uso é integrar as ferramentas para garantir uma novas experiências e produtos aos usuários. Estas mudanças foram notadas por usuários que já aceitaram os novos termos de uso, de modo que, ao abrir a rede social na manhã desta quinta-feira (07/01), muitos se depararam com dezenas de sugestões de conexão com contatos que estavam em suas agendas, mas não eram amigos no Facebook.

Essa quebra na privacidade foi um dos motivos que levaram os criadores da plataforma do Whatsapp, Brian Acton e Jam Koum a deixarem a empresa em 2017 e 2018. Na época, Koum chegou a sugerir em suas redes sociais que as pessoas abandonassem o Facebook.

O Facebook se posicionou contra as manifestações no Capitólio e até suspendeu temporariamente a conta do atual presidente Donald Trump.

Outras plataformas de mensagens também utilizam a criptografia para garantir a segurança e privacidade dos usuários, como é o caso do Telegram. No entanto, se você quiser optar por aquilo que Elon Musk Sugere, o Signal é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Via: Business Insider
Foto: Steve Jurvetson/WikiMedia/CC