Informações vazadas sobre a Apple sugerem que a compatibilidade de celulares mais antigos termina com o iOS 14. Na lista de aparelhos que receberão suporte ao iOS 15 não consta os modelos iPhone SE, iPhone 6 S e iPhone 6 S Plus.
As informações são do portal The Verifier que é conhecido por ter divulgado outros rumores que não foram concretizados sobre a Apple. Entre eles, a afirmação que a empresa também não forneceria suporte para os mesmos aparelhos desde o iOS 13. Quando se trata de atualizações, os iPhone costumam ter vida útil mais longa que celulares de outras marcas, de modo que a Apple só termina o suporte de um produto quando o hardware do dispositivo pode não funcionar satisfatoriamente com o novo sistema. Este seria o caso dos iPhone SE, iPhone 6 S e iPhone 6 S Plus.
Os aparelhos já possuem certa idade, tendo em vista que o iPhone 6S foi lançado em 2015, enquanto a primeira geração do iPhone SE chegou às lojas em 2016. E por isto, não aguentariam as novas atualizações.
De acordo com o site, os aparelhos que supostamente receberão suporte ao iOS 15 são:
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 mini
- iPhone 12
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone XR
- iPhone X
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
- iPhone SE (2ª geração)
- iPod touch (7ª geração)
Donos de iPhone SE e 6S devem se preocupar?
O grande problema de um aparelho deixar de receber atualizações está na segurança. Quando termina o suporte, também acabam as garantias que seu iPhone SE ou 6S estará protegido contra ataques ou invasões. Além disto, a compatibilidade e os recursos de aplicativos mais recentes também pode ser afetada.
O iOS 14 foi lançado em setembro de 2020 e deve permanecer como sistema operacional dos celulares da Apple até a realização do próximo WWDC – evento focado no lançamento de softwares da empresa, previsto para junho de 2021. O evento também costuma liberar acesso antecipado da versão beta do OS para desenvolvedores.
A versão também ficou marcada por trazer uma série de melhorias na usabilidade dos iPhones como uma nova interface, a implementação de widgets, além de ajustes na interatividade dos dispositivos.
Via: 9to5mac