Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

A Apple deu início a WWDC 2020 com uma apresentação virtual na qual apresentou pela primeira vez o novo iOS 14, que conta com várias mudanças e melhorias para se tornar um sistema mais completo para os usuários de iPhone.

Novas telas Home, widgets e App Library

Para começar, o sistema agora tem diferentes telas Home, que o usuário pode organizar como quiser. É possível por exemplo esconder qualquer uma dessas telas Home. No final de cada tela Home, aparece a App Library, que organiza automaticamente os apps de acordo com seu tema ou pelo seu último uso.

publicidade

O novo iOS também permite que os widgets sejam colocados em qualquer lugar da tela, exatamente como acontece no Android há muitos e muitos anos.

Interface minimalista para Siri e recebimento de chamadas

Novo modo discreto para recebimento de chamadas e acesso a Siri no iOS 14

O iOS 14 tem uma nova interface mais minimalista para recebimento de chamadas e também para interações com a Siri. Agora, uma chamada recebida ou uma pergunta feita para a Siri não vão ocupar mais a tela inteira, como acontecia no iOS 13.

Os vídeos agora contam com o velho recurso Picture-in-Picture, que funciona no sistema inteiro, inclusive com o Facetime.

publicidade

O FaceTime também terá um recurso interessante para manter o contato visual, fazendo um ajuste via software para que você pareça estar olhando nos olhos da pessoa, mesmo sem estar olhando diretamente para a câmera.

App Clips e Messages

App Clips e novo Messages no iOS 14

O iOS também ganhou os App Clips, em mais uma inspiração vinda do Android, no caso os Instant Apps. Com o recurso, o usuário pode rodar apps que não estão instalados no iPhone, simplesmente tirando uma foto de um código QR ou através de uma tag NFC.

Isso poderá ser feito em totens de bicicletas compartilhadas, estacionamentos de shoppings ou até mesmo para comprar um café, só para dar alguns exemplos citados pela Apple.

O app Messages também foi melhorado, e agora pode ter conversas marcadas para aparecer no topo de sua lista. Também ficou mais fácil acompanhar suas citações em grupos, que podem ser identificados com fotos ou Memojis.

Por falar em Memojis, eles ganharam novas opções de cabelos, itens para o rosto e diferentes idades. Além disso, foram incluídos Memojis de máscaras, algo bem compreensível em tempos de pandemia.

Apple Maps

Os novos mapas do Apple Maps serão lançados em três novos países em breve, e o app ganhou o suporte a trajetos com bicicleta que inclusive indicam o caminho menos árduo para o ciclista.

O novo Car Play também tem um novo recurso bem interessante, que permite o uso do iPhone como chave do carro. Por enquanto, a funcionalidade só estará disponível no ano que vem e só um carro foi anunciado, a BMW i5 2021, mas em breve outras marcas e modelos devem aderir.

A princípio, o iOS 14 deve ser lançado junto com os próximos iPhones em um evento em setembro ou outubro.

Além do iOS 14, a Apple apresentou hoje o iPadOS 14, o WatchOS 7 e o MacOS Big Sur.

Saiba mais sobre o novo iOS 14 no site da Apple.

Via Olhar Digital.