O navegador mobile Microsoft Edge pode ser utilizado agora no celular como um gerenciador de senhas. A novidade foi anunciada pela empresa americana nesta quinta-feira (22/07) como parte das atualizações que integram a versão 92 do navegador, que inclui ainda novos recursos de segurança para senhas.
A versão mobile do Edge terá um gerenciador nos moldes do BitWarden ou do 1Password, que automatizam a tarefa de guardar as senhas. Através dele, o usuário poderá fazer login com preenchimento automático em apps de uso diário como Twitter, Facebook, Instagram e afins. A Microsoft já oferece, aliás, um gerenciador de senhas universal como o Authenticator.
Segundo nota divulgada pela empresa, o Edge também pode dizer se uma senha foi utilizada em vários sites e se uma nova palavra-chave é “forte” através de um painel de integridade. Não é um recurso exatamente novo para a maioria dos browsers, mas é interessante que tenha chegado ao navegador da Microsoft. Além do gerenciador de senhas na versão mobile, a empresa também anunciou novidades para a versão desktop do Edge.
Interação com o Android
Aproveitando-se do fato de o Edge ser baseado no Chromium, mesmo código-fonte do Chrome, a Microsoft vem tentando fornecer uma maior interação de seu navegador com o sistema operacional do Google. Em abril, a empresa lançou um recurso em que o usuário pode sincronizar abas do navegador no Windows 10 e no Android. Trata-se da mesma dinâmica do Chrome, em que o histórico de visitas é o mesmo nas versões desktop e mobile do navegador.
Além disso, assim como o navegador do Google, a Microsoft começará a produzir atualizações mensais para o Edge — antes, a reciclagem acontecia de seis em seis semanas. A nova periodicidade entrará em vigor a partir da versão 94, em setembro.
O gerenciador de senhas para o Microsoft Edge já está disponível para Android e iOS.
Via The Verge
Imagem: rafapress/Shutterstock