Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ROG Phone 5 sofre após testes extremos de uso

Redação 17 de março de 2021

O ROG Phone 5, mais novo celular gamer da Asus, foi submetido a testes extremos de durabilidade. Como um produto focado nesse nicho, é esperado que para além de um ótimo hardware, ele também possa oferecer resistência, correto? Ao menos a sua aparência indica isso, além da presença da proteção Gorilla Glass Victus no display.

Porém, essa pode não ser bem a realidade: o canal JerryRigEverything é conhecido por promover testes extremos para emular situações improváveis as quais um smartphone poderia ser submetido, e o ROG Phone 5 foi a vítima da vez. O intuito desses testes visa antecipar o desgaste de longo prazo do aparelho, como uma sentada acidental em cima dele, deterioração natural do seu acabamento, além das tão famosas quedas acidentais.

publicidade
Vídeo maltrata o ROG Phone 5

Isto dito, o que o ROG Phone 5 nos mostra após testes extremos é um resultado no mínimo curioso, não alcançado até mesmo por alguns flagships que se preocupam bem mais em oferecer um design bonito ao invés de duradouro: o smartphone tem suas laterais facilmente descascadas com um estilete, dado o seu acabamento em pintura metálica.

Já a proteção da porta USB-C adicional saiu com extrema facilidade, e mesmo o Gorilla Glass Victus foi arranhado com uma caneta de ponta 7. Nos parâmetros do canal, basicamente todo celular com tela AMOLED é arranhado a partir desse ponto. Era esperado que com essa proteção adicional o celular pudesse ir um pouco mais longe.

Mesmo assim, cabem alguns elogios: a traseira, mesmo em vidro, é bem protegida nesse sentido, e não foi possível arranhar a proteção de câmeras ou o display adicional com as ferramentas. Porém, no teste extremo mais importante, o ROG Phone 5 mostrou que não sobrevive a uma tentativa de dobra: quando a pressão é aplicada a partir da tela frontal, sua lateral amassa e o mecanismo de vibração parece sair do lugar, gerando um barulho incômodo durante uso do aparelho. Quando a pressão é aplicada a partir da traseira, a catástrofe é maior ainda: o vidro trinca completamente, deixando essa parte do aparelho irreconhecível.

publicidade
ROG Phone 5 vai durar pouco?

Como pontuamos, os testes aos quais o ROG Phone 5 foi submetido foram testes extremos que visam simular um uso de longo prazo. Isso não o coloca como um celular mal construído, apenas como um smartphone mais suscetível a problemas de longo prazo e danos maiores em acidentes mais críticos do dia a dia.

Indisponível no Brasil, o ROG Phone 5 teve  sua geração anterior lançada por aqui: o ROG Phone 3 chegou caro, e ainda se mantém caro. Acredite, a Asus decidiu pular um eventual ROG Phone 4 porque o número não é bem recebido no mercado chinês, estando ligado a azar. Outras opções gamers no país incluem o Lenovo Legion Duel, mostrando que as fabricantes começam a olhar para esse nicho no país.