Videochamadas se tornaram ainda mais populares em tempos de pandemia, e mesmo os aplicativos de namoro estão se valendo da ferramenta. O Tinder já consegue vislumbrar um mundo que, aos poucos, volta aos encontros presenciais, mas o Facebook está desenvolvendo um novo serviço que permitirá ao usuário saber se vale mesmo a pena sair de casa antes de encontrar alguém, o Sparked, mais um app criado pela divisão NPE Team do FB.
Por enquanto, o Sparked está sendo testado com um reduzido número de usuários. Ainda em fase beta, esse será o segundo produto do Facebook para encontros, ao lado do Facebook Dating, apresentado alguns anos atrás, e que funciona como uma espécie de Tinder no app principal da rede social. O mais interessante da nova ferramenta é seu método: após responder perguntas sobre suas virtudes, o formulário é revisado por um time de pessoas reais. Quando aprovado, o usuário começa a entrar em chamadas de vídeo imprevisíveis com outros cadastrados.
Você tem quatro minutos
O encontro virtual dura quatro minutos, o que adiciona uma camada de desafio para se apresentar com certa agilidade e angariar simpatia. Depois desse tempo, os usuários avaliam se o “date” valeu a pena. A depender das respostas, eles são colocados na mesma sala virtual em outra oportunidade. Desta vez, poderão trocar informações de contato.
A página do serviço não está disponível no Brasil, sugerindo que mesmo os testes acontecem em regiões selecionadas. Curiosamente ainda não foi descoberto nenhum app para o Sparked, que aparentemente funciona exclusivamente através de um site.
Com elementos que lembram o velho Omegle, a nova ferramenta de encontros do Facebook irá exigir que os mais tímidos saiam um pouco da zona de conforto para já se apresentarem a estranhos em vídeo em tempo real. Essa será uma alternativa a quem está cansado de serviços que utilizam o modelo de catálogos de fotos. Infelizmente a rede social não revelou quando pretende lançar publicamente a plataforma.
Via The Verge e TechCrunch