A controvérsia segue seu curso: John Carmack, CTO da Oculus, confirmou que você ainda terá que fazer o login no Facebook caso seja um dos compradores do headset Oculus Quest 2 de realidade virtual (VR).
Em uma série de tweets, Carmack explicou que essa medida não deve ir embora tão cedo, uma vez que o Facebook a usa para coletar um feedback mais aprimorados dos usuários do sistema. Nas suas palavras: “o login no Facebook não vai embora. Dado o atual cenário, eu não espero que as pessoas acreditem nisso, mas o Facebook é extremamente sério quanto à privacidade. Provavelmente levará uma década, como foi com o renascimento da segurança da Microsoft, para que o público reconheça isso”.
FB login isn't going away. Given the climate, I don't expect people to believe it, but FB is extremely serious about privacy. It will probably take a decade, as with Microsoft's security renaissance, for it to really get acknowledged by the public.
— John Carmack (@ID_AA_Carmack) January 11, 2021
Entendendo a polêmica
Se você se sente perdido, a gente te ajuda a entender: recentemente, a Oculus, uma subsidiária do Facebook, lançou o headset Oculus Quest 2. Entretanto, aqueles que o compraram logo viram algo que os deixaram preocupados: para usar os recursos do novo aparelho, você obrigatoriamente deve fazer o login em sua conta no Facebook – ou atrelar a sua conta da Oculus a um perfil na rede social.
Questionamentos sobre privacidade e informações sobre o uso de dados foram levantados, e agora Carmack os esclarece: “Estou sendo honesto ao dizer que votar pela remoção do login no Facebook não vai mudar a decisão sobre ele, mas há centenas de outras coisas onde recursos de desenvolvimento podem ser direcionados”, disse o executivo.
Normas de conduta do Facebook podem gerar problemas
O problema com tudo isso é que, além das questões de privacidade, existem as normas de conduta do Facebook – e as penalizações para quem as viola. Por exemplo, o Facebook pode banir seu perfil simplesmente por você não acessá-lo por um período maior. Neste caso, o que aconteceria com os seus dados atrelados ao Oculus Quest 2? Especificamente, suas compras na loja virtual de aplicações do dispositivo?
O mesmo vale para a exclusão voluntária de perfis. Há algumas semanas, o vice-presidente de realidade aumentada e realidade virtual no Facebook, Andrew Bosworth, apresentou um sessão de perguntas e respostas pelo Instagram, onde reforçou esse ponto: “[As] pessoas devem se certificar de que suas respectivas contas no Facebook estão em bons patamares antes de comprarem o headset” – isso certamente não acalmou as massas.
É importante ressaltar, porém, que essa diretriz serve apenas para o Oculus Quest 2 e modelos futuros da marca. Headsets antigos não precisam atrelar conta alguma. Por outro lado, os headsets antigos estão sendo gradualmente descontinuados, então se você tem um deles, é melhor ir se despedindo do suporte continuado do Facebook.
O Oculus Quest 2 ainda não está disponível no Brasil, e é vendido nos EUA por US$ 299, ou cerca de R$ 1.584 na conversão direta.