O Google deu mais um passo na atualização de segurança para o Drive, o sistema de armazenamento em nuvem, que modificará os links de compartilhamento de arquivos disponíveis até o momento. A empresa está notificando contas pessoais e comerciais do Gmail que o formato de links será modificado, e que alguns uploads podem perder o acesso a URLs geradas previamente.
A medida faz parte de uma política de segurança, anunciada em meados da semana passada, e que deverá entrar em vigor automaticamente até o dia 13 de setembro deste ano. Ao final da notificação, o Google oferece um link para que os usuários verifiquem quais arquivos dos seus uploads já foram serão afetados.
A atualização permitirá a revisão dos links de compartilhamento do Google Drive e, por fim, dará ao usuário duas opções: aplicar a atualização em todos os arquivos impactados, ou removê-la. Ao aceitá-la, as URLs longas serão desativadas, e exigirá uma chave de acesso. Ao retirar os arquivos da lista, os links permanecem como estão. O usuário também terá a opção de clicar em cada um dos arquivos que não deseja aplicar a atualização.
O Google recomenda que seja deixado de fora o novo padrão de links para arquivos que são de acesso público constante. Isso porque a mudança irá inserir uma senha no fim da URL, a chamada“ResourceKey”, uma sequência de caracteres alfanuméricos, e pode resultar em um apagão de links públicos.
Usuários manterão acesso a arquivos antigos compartilhados
A atualização de segurança para o Drive não removerá acesso a arquivos acessados previamente, ou em compartilhamento via contas do Google. Na prática, o que muda é a inserção da ResourceKey no fim dos links. Em ecossistemas de contas empresariais, existe a opção para que cada usuário administre seus próprios arquivos, e decidam se acatarão ou não à mudança.
Via 9to5Google