Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O Google está atualizando suas políticas de segurança digital e isto poderá afetar os usuários. Em breve, entrarão em vigor mudanças no Google Drive e Docs que podem retirar acesso a documentos já compartilhados. A empresa não entra em detalhes, mas o problema tem relação a uma nova estrutura dos links que entrará em vigor.

O Google deverá contar, a partir do segundo semestre, com uma nova estrutura de link para documentos compartilhados que incluirá uma chave de acesso. Com isso, as URLs já compartilhadas precisarão de uma atualização para incluir essa espécie de senha. Plataformas como Mega e outras já fazem isso: mesmo que alguém possua o endereço de um arquivo, é necessária a chave para decodificar o acesso.

publicidade

A empresa avisa que usuários que já acessam links para pastas compartilhadas e documentos na plataforma terão estes acessos preservados após a implementação da nova política de segurança. Porém, arquivos nunca acessados — aqueles que você descobrir após a mudança — deverão ser compartilhados por um administrador já no novo formato.

Apagão de links?

O que a nova política de links para acesso a documentos compartilhados pode promover é um apagão de links na internet — caso quem os disponibilize não os atualize. A partir do dia 23/07, quem possui os serviços pagos do Google (G Suite ou Workspace) começará a ser notificado da atualização, prevista para entrar em vigor em 13/09. Haverá a opção de manter a estrutura atual das URLs em alguns casos que não foram explicitados pela plataforma.

Usuários na modalidade gratuita começarão a ser avisados do impacto da atualização em 26/07. Em ambas situações a empresa alertará, caso a caso, os arquivos que serão afetados. Outra atualização recente visando melhorias de segurança envolveu a proteção de guias anônimas — no Chrome de iOS — com o Touch ou Face ID.

Via Slash Gear

publicidade