O Google anunciou nesta sexta-feira (16/07) uma ferramenta adicional de proteção à privacidade do histórico de pesquisas no serviço. A medida segue o tom do recente discurso adotado pela empresa no lançamento do Android 12, com foco na transparência de dados, e também na personalização e segurança no uso da plataforma.
Uma das novidades anunciadas pelo Google é a introdução de uma ferramenta de verificação extra ao histórico de pesquisas. A partir da ativação do recurso, para ter acesso ao histórico, o usuário precisa fornecer informações complementares à plataforma como a senha principal da conta ou a autenticação em duas etapas. Esse recurso pode ser útil quando o usuário compartilha um dispositivo com outras pessoas e não deseja que elas tenham acesso às suas buscas.
É importante ressaltar, no entanto, que tal ferramenta só funciona quando o usuário permite que o Google salve seu histórico de pesquisas na seção Atividade na Web e de apps. Se você não ativar essa configuração, a empresa paralisa essa integração, mas ainda pode usar temporariamente — ao menos em tese — informações de pesquisas recentes para melhorar a qualidade da sessão. Anteriormente, a verificação extra para o histórico de atividades já estava disponível para o histórico de localização e do YouTube.
Controle de exclusão automática
Outra ferramenta de proteção à privacidade implementada pelo Google é o controle de exclusão automática. Por meio do recurso, o usuário pode excluir automaticamente atividades no serviço com mais de três, 18 ou 36 meses. Em contas novas, a opção de exclusão automática padrão para atividade na web é de 18 meses (um ano e meio), mas o usuário pode atualizar as configurações.
No iOS, será possível excluir os últimos 15 minutos de histórico de pesquisa salvo com um toque. O recurso deve ser lançado para Android ainda este ano.
“Em todo mundo, as pessoas recorrem ao Google para encontrar informações e tomar decisões importantes”, afirma J. K. Kearns, diretor de produtos relacionados à busca na empresa, sobre as novidades. “[Por isso] Estamos empenhados em garantir que você possa fazer isso com segurança e privacidade esperadas.”
Kearns também afirma que o Google trabalha duramente para repelir sites perigosos da ferramenta de buscas. Segundo o executivo, todos os dias, os sistemas do serviço detectam cerca de 40 bilhões de páginas de spam.