Geforce Now libera função Ray Tracing em smartphones; entenda - Vida Celular

Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Geforce Now, serviço de streaming de jogos da Nvidia, está ganhando visibilidade entre os gamers mobile por ser o único que oferece a opção de jogos com o recurso Ray Tracing (RTX) ativado nos smartphones.

publicidade

O Ray Tracing é uma tecnologia que utiliza Inteligência Artificial (IA) para traçar os gráficos que emulam os raios de luz dos jogos em tempo real. O método faz com que o movimento disposto pelas luzes em relação ao cenário e aos jogadores seja mais fiel ao que vemos no mundo real. Até então, esta era uma tecnologia exclusiva dos computadores, mas que passou a ser acessada por outros dispositivos graças ao processamento em nuvem da Nvidia.

O processo é similar ao que é feito pela emulação da tecnologia em GPUs mais básicas dos desktops, como a linha GTX da Geforce. Como é em nuvem, vai funcionar mesmo que os dispositivos não possuam a tecnologia compatível com Ray Tracing.

Jogos dos PCs no smartphone

Diferentemente de plataformas como o Google Stadia e o xCloud Gaming, da Xbox, em que há um catálogo próprio de games, o Geforce Now é um serviço fornecido pela Nvidia, fabricante das placas de vídeo Geforce, em que os jogadores acessam aos games que compraram na Steam, Epic Games e Ubisoft Play para jogarem diretamente dos seus smartphones e navegadores.

De acordo com usuários que testaram ao serviço, jogos de consoles e PCs como Control, Watch Dogs: Legion e Metro Exodus foram reproduzidos com sem dificuldades em aparelhos como o Google Pixel 3, que pode ser considerado como um smartphone intermediário para os padrões atuais.

Além disso, a estabilidade da taxa de fps também é constante no dispositivo. De acordo com a Nvidia, se o usuário tiver uma conexão banda larga de a o menos 15 Mbps já é possível atingir gráficos de 720p a 60 fps. Já conexões de 25 Mbps são o suficiente para a execução de gráficos em 1080p a 60 fps – em termos comparativos, esta resolução chega a ser superior à de um PS4 padrão.

Serviço está parcialmente disponível no Brasil

A Geforce Now opera já opera em países da Europa, Reino Unido e Estados Unidos por meio de plano de assinaturas. Na Inglaterra, o serviço mensal custa £8,99 (aproximadamente R$ 65). Há também uma versão gratuita em que os jogadores podem jogar por apenas uma hora com o recurso de Ray Tracing desativado.

No Brasil, o serviço está parcialmente disponível. A Nvidia fechou parceria com uma empresa que terceiriza o acesso dos servidores no país: a ABYA. É necessário efetuar um cadastro na fila de espera para efetuar os testes na plataforma.

Via Pocket Gamer

Imagem: Nvidia