O algoritmo de inteligência artificial de recomendação do TikTok é um dos principais fatores do sucesso do app de compartilhamento de vídeos. Agora, a companhia chinesa dona do TikTok começou a vender sua IA para outras companhias. Segundo o Financial Times, a subdivisão BytePlus da ByteDance já conta com clientes como o app de moda Goat dos EUA, o site de viagens WeGo de Singapura, o app de compras Chillibeli da Indonésia e a plataforma de jogos GameApp da Índia.
O relatório do Financial Times afirma que os clientes da BytePlus podem usar e personalizar a IA de recomendação do TikTok de acordo com suas necessidades e clientes. Outras funcionalidades do TikTok também entram no pacote, como tradução automática de texto e fala, e efeitos em tempo real para vídeos.
Mas como essa IA de recomendação funciona? Em um post no blog do TikTok ano passado, a companhia explicou como sua IA recomenda os vídeos na seção Para Você do feed dos usuários. O algoritmo do app leva em consideração todas as interações do usuário, como os vídeos curtidos e compartilhados, contas seguidas, comentários postados e o conteúdo criado pelo próprio usuário. Informações do vídeo também são levadas em conta, como legendas, sons e hashtags inclusas. Por fim, a IA analisa as preferências de língua, o país onde o usuário está e o tipo de aparelho sendo usado.
Segundo o TikTok, esses últimos fatores são usados optimizar o sistema de recomendações, mas têm um peso menor nesse sistema do que os outros dados analisados, já que os usuários não escolhem esses dados como preferências. O TikTok também apontou que seu sistema de recomendação não usa o número de seguidores das contas ou vídeos anteriores com muitos likes para guiar as recomendações.
Agora que o TikTok está vendendo sua IA, mais empresas terão acesso a esse tipo de sistema de recomendação.
Via The Verge