A tecnologia 5G vai tomar conta do planeta em 2021. Pelo menos essa é a projeção da consultoria Strategy Analytics sobre o mercado específico voltado para a produção de chips preparados para essa funcionalidade. Os números divulgados recentemente apontaram que as remessas de smartphones com chip 5G chegarão a 624 milhões até o final de dezembro.
O aumento é considerável, levando-se em conta que, em todo o ano de 2020, a somatória chegou a 269 milhões de unidades vendidas com a tecnologia em questão. A explosão de smartphones com chips 5G já havia dado indícios no fechamento do primeiro trimestre. Segundo a Strategy Analytics, foram vendidos 135,7 milhões de unidades entre janeiro e março de 2021.
Esse número representou uma fatia de 39,9% do total de smartphones comercializados no período, que foi de 340 milhões. O crescimento em relação a 2020 é inquestionável. Nos três primeiros meses do ano passado, segundo a consultoria, foram comercializadas 275 milhões de unidades no total, sendo que apenas 8,7% (23,9 milhões) equipados com chips 5G.
Apple lidera, mas Samsung vai mal
Os novos dados da Strategy Analytics reservaram uma curiosidade, peculiar ao mercado envolvendo smartphones com chips 5G. Segundo a consultoria, a Apple está folgada na liderança, com 40,4 milhões de unidades vendidas. A Samsung, por sua vez, que é a maior vendedora do mundo incluindo celulares 4G, aparece somente na quarta posição, com 17 milhões de unidades comercializadas, atrás da Oppo (21,5) e da Vivo (19,4).
Woody Oh, diretor da consultoria, deu sua explicação para o fato de a empresa sul-coreana estar distante da Apple na briga pelo mercado abastecido com chips 5G. “A Samsung tem uma presença extremamente baixa na China, o maior mercado 5G do mundo. Por outro lado, os fornecedores chineses em grande parte não têm presença no mercado de alto valor dos EUA”.
Via Mobile World
Imagem: Kynni/iStock