O Twitter divulgou nesta segunda-feira (21/6) a pesquisa Twitter Gaming Insights que revela semestralmente os dados de comportamento do público gamer na rede social. Os resultados incluem a lista de países que mais falam sobre o tema e dão uma perspectiva de como o segmento dos games mobile cresceu e se consolidou nos últimos anos. Entre os dez jogos mais citados na plataforma ao redor do mundo, sete estão disponíveis para os smartphones.
De acordo com o Twitter, títulos cross-play – que permitem que jogadores de plataformas diferentes joguem juntos -, estão entre os assuntos favoritos. São eles:
- Genshin Impact [Android] [iOS]
- Apex Legends [Android]
- Ensemble Stars! (jogo mobile indisponível no Brasil)
- Final Fantasy
- Animal Crossing
- Knives Out [Android] [iOS]
- Fortnite [Android]
- Monster Hunter
- Fate/Grand Order [Android] [iOS]
- Minecraft [Android] [iOS]
Free fire entre os favoritos dos Brasileiros
No Brasil, no entanto, a lista de games mais citados é tanto quanto diferente. De acordo com o Twitter, os games online ainda são os favoritos, mas também dividem espaço com outras franquias consolidadas no mercado como Resident Evil e The Sims. Além disso, a preferência do público ainda está nos títulos direcionados aos PCs e consoles, com exceção de Free Fire que ocupa a sexta posição.
O Battle Royale criado pelo estúdio Garena é um fenômeno em crescimento que, devido aos requisitos compatíveis com smartphones intermediários, caiu na graça dos jogadores. Somente em 2020, por exemplo, a Garena registrou aproximadamente 610 milhões de jogadores ativos ao redor do mundo ao longo dos meses e 60 milhões ativos simultaneamente, além de um faturamento de US$ 3,2 bilhões.
Além de Free Fire, a lista do Twitter dos games favoritos entre os brasileiros inclui:
- League of Legends [Android] [iOS]
- Genshin Impact
- Fortnite
- Valorant
- Minecraft
- GTA V
- Resident Evil
- The Sims
- CS GO
Apaixonados por games
A pesquisa do Twitter também revela dados dos brasileiros em relação ao mundo quando o assunto são games. De acordo com a empresa, nosso público está entre os que mais falam sobre o tema passando de quinto para o quarto lugar em relação a pesquisa do mesmo período do ano anterior.
Além disso, os brasileiros apresentam um perfil antenado e que acompanha os principais lançamentos da indústria em tempo real. Durante a cobertura da E3 2021 – a maior feira de games do mundo – ficamos entre o quinto país que mais citou o evento.
A pesquisa completa do Twitter sobre games pode ser conferida no blog oficial da plataforma.
Via Twitter
Imagem: Garena