O Clubhouse foi lançado no final do ano passado e se tornou uma febre, que inspirou rapidamente Twitter, Spotify, Facebook, Discord, Telegram e outros serviços a implementarem chats de voz. Após longa demora, o app também chegou ao Android. E parece que superada esta barreira, os engenheiros do Clubhouse estão trabalhando em uma funcionalidade de mensagens privadas.
Quem vazou testes envolvendo a função foi o próprio Clubhouse: uma atualização foi disparada por acidente na semana passada, e graças a isso usuários passaram a ver uma interface dedicada para mensagens privadas, de texto. Chamada de Backchannel, utilizadores que conseguiram registrar, com gravações e capturas de tela, mostram que a função deverá funcionar como as DM’s do Instagram, ou das do Twitter. O nome desta nova interface deixa claro que ela será um apoio à função principal da plataforma.
Wow looks like accidental update of @clubhouse enabled in app backchannel & switch of side bar & full experience.
Seems it’s rolled back now but from what I saw it was beautiful!!
On stage > move to hallway > hit arrow > back channel popped up! @jowyang @GaryLHenderson pic.twitter.com/5bJfVlg7t5
— Brian Fanzo 🧢 Keynote Speaker $ADHD (@iSocialFanz) June 18, 2021
Função é um oásis de texto en um app de áudio
Na prática, a função é uma ferramenta de comunicação simples e direta, que pode agregar muito a um app que até agora, é exclusivamente de áudio. Assim, com sua nova função de mensagens privadas, o Clubhouse deixará de ser puramente uma plataforma para chat de voz, agregando funções dos seus concorrentes que são úteis para que eles não “escapem” para o WhatsApp, Telegram, ou outros mensageiros na hora de compartilharem mensagens particulares e textuais. Outro esforço do serviço para manter comunidades ativas é a recente possibilidade de monetização, também já trabalhada pelo Twitter.
Apesar de ter entregado bastante informação sobre o recurso de mensagens privadas, o Clubhouse rapidamente reverteu o update. Em declaração pública, o aplicativo foi evasivo sobre o episódio, dizendo que constantemente testa novos recursos, e que não comenta publicamente ferramentas em desenvolvimento. Vale lembrar, o Facebook lançou hoje (21/06) nos Estados Unidos as Live Audio Rooms — mais nova empreitada da rede social para competir com o Clubhouse.
Via The Verge
Imagem: Wachiwit/iStock