Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Buscando melhorar o ambiente dentro de sua plataforma, o Twitter está pensando em oferecer novos recursos para os usuários, como o de poder remover sua @ de menções de outros usuários. Em outras palavras, seria uma forma da rede social permitir que as pessoas tenham como controlar a atenção indesejada.

publicidade

Em uma série de tweets, Dominic Camozzi, engenheiro de privacidade do Twitter, ilustrou como está sendo vista essa possibilidade de remoção de @s de menções e por qual razão ela seria bem vinda. De início, Camozzi diz “às vezes você quer conversar, e às vezes você simplesmente … não quer”. Em seguida, o engenheiro convida os usuários para que deixem feedbacks sobre essa mudança, reforçando que esses retornos são, inclusive, desejados pela plataforma.

Remoção de menções
tela de app Twitter com modificações para remover menções

Reprodução/Dominic Camozzi/Twitter

A parte de remoção da menção de si mesmo busca, como falado acima, tornar mais fácil se desmarcar de um tweet ou conversa em que a pessoa não deseja se envolver. Para isso, o usuário só precisará selecionar a opção “Retirar-se da menção desta conversa”, que estará presente no menu de mais informações. Assim, quando a opção é selecionada, o link para o perfil do usuário é removido.

Menções indesejadas
tela Twitter com modificações para remover menções

Reprodução/Dominic Camozzi/Twitter

Uma outra mudança sendo estudada nesse sentido pelo Twitter está em uma espécie de notificação especial, que será recebida pela pessoa quando ela for mencionada por alguém que ela não segue. O usuário terá a opção de remover sua @ do tweet e, a partir daí, ele não receberá mais notificações das interações que ocorrerem no post. Além disso, a pessoa que mencionou a @ não poderá mencioná-la novamente.

Restringir menções
tela Twitter com alterações para remover menções

Reprodução/Dominic Camozzi/Twitter

Para impedir que certas contas mencionem o usuário, também está sendo pensada uma forma dele poder evitar menções por 1 dia, 3 dias ou uma semana. Este recurso seria aplicado de forma restrita (a pessoa faria uma seleção de outras contas que não poderiam mencioná-la na rede social, como aquelas que ela segue ou algumas que ela definir) ou de forma geral. Neste último caso, ninguém poderia mencionar a @ da pessoa no período determinado.

Facilitar controle de menções em massa
tela do app Twitter em mudanças para remover menções

Reprodução/Dominic Camozzi/Twitter

Por último, no fio postado por Camozzi, estão sendo pensadas três formas de facilitar para o usuário lidar com um certo excesso de atenção que ele estiver recebendo na rede social. Na primeira, a pessoa é notificada quando recebe muitas menções. Na segunda, ela pode rever os tweets onde foi mencionada. Já na terceira, há a possibilidade da pessoa alterar as configurações para impedir que a situação se agrave ainda mais.

Ao que tudo indica, as novidades em fase de estudo podem ser uma forma interessante do Twitter reforçar uma certa política de combate ao cyberbullying. Foi nessa linha de busca por um ambiente mais sadio na plataforma que a rede social aplicou, por exemplo, um reforço em seus avisos para tweets considerados ofensivos (por ora, apenas para posts em inglês).

Via TechCrunch

Imagem: Gerd Altmann/Pixabay/CC