AplicativosNotíciasGoogle Docs vai avisar você mencionar alguém ausente

Juliana Crem4 semanas atrás3 min

Para quem trabalha remotamente, o recurso do Google Docs que permite marcar outro usuário para que ele visualize ou edite o documento é de grande ajuda. Agora, o Google anunciou uma nova funcionalidade: ao mencionar outro usuário, se ele estiver fora do escritório, o dono do documento receberá uma notificação de ausência automaticamente.

A ideia é que a pessoa que vai se ausentar marque em seu Google Agenda que estará indisponível. Dessa forma, sempre que alguém a mencionar no Google Docs, as outras pessoas receberão a notificação de ausência – como ocorre no Outlook – por meio de um banner, informando também a data de retorno.

Se vários usuários estiverem fora, um único banner vai mencionar o nome de todos no Google Docs. A proposta do Google é que, dessa forma, o usuário tenha visibilidade da disponibilidade dos colegas e saiba que a resposta que espera pode não chegar na urgência desejada.

O sistema é todo automático, assim nem os administradores, nem os usuários precisam se preocupar em fazer nada, as notificações simplesmente aparecerão sempre que o usuário estiver fora de casa. O Google informa que as mensagens com os avisos de ausência deixam de ser exibidas automaticamente, no dia de retorno ao escritório que foi indicado pelo profissional.

A nova função está sendo implementada gradualmente e deverá chegar a todos os usuários do G Suite até o final de fevereiro.

Via Google e Android Police

Foto master1305 / Freepik / CC