O Facebook anunciou uma série de novidades para o Messenger, seu app de bate-papo, incluindo uma barra de respostas rápidas, novos temas para personalizar o chat, e até QR Codes e links de pagamento, destinados também para enviar ou receber dinheiro por meio do Facebook Pay.
A primeira das novidades é voltada à agilidade. A barra de respostas rápidas permitirá aos usuários do Messenger acelerar a conversa com os amigos ao “visualizar um vídeo ou uma foto legal”. E isso poderá ser feito sem precisar sair da foto ou vídeo e retornar para a página principal do chat.
As instruções estão no comunicado: “Basta tocar na foto ou no vídeo e enviar uma resposta por meio da barra de resposta rápida na parte inferior da tela. Deslize para cima para sair do visualizador de mídia em tela inteira e volte para a conversa principal do chat”.
Temas personalizados
A segunda novidade permite transformar os fundos dos bate-papos no Messenger e no Instagram paralelamente ao uso das respostas rápidas. Os três novos temas disponibilizados pelo Facebook incluem temas bem distintos.
O primeiro disponibiliza adesivos com o rosto da artista Olívia Rodrigo, que acabou de lançar seu novo álbum, Sour. O segundo remete ao Dia Mundial dos Oceanos, e permite que o usuário explore virtualmente os diversos oceanos do planeta e, de quebra, promova a sustentabilidade. O último, chamado F9, é voltado para os fãs da franquia Velozes & Furiosos, em comemoração aos 20 anos do lançamento do primeiro filme da saga.
Facebook Pay
A terceira novidade do Messenger, complementando os novos temas e as respostas rápidas, é voltada para os usuários dos Estados Unidos apenas (pelo menos por enquanto). Ela permite utilizar o app para enviar ou pedir dinheiro por meio do Facebook Pay, sem a necessidade de baixar um novo aplicativo para isso.
De acordo com o comunicado, para acessar seu código QR pessoal e link de pagamento, basta visitar as configurações do Messenger e tocar em “Facebook Pay”. Depois disso, é só compartilhar o link de pagamento ou permitir que seus amigos leiam seu código QR para enviar ou solicitar dinheiro. Lembrando que isso, por enquanto, funciona somente nos Estados Unidos. Mas, como foi o caso com as transações econômicas no WhatsApp, o Brasil costuma estar no topo da lista de prioridades do Facebook.
Via XDA Developers