Google Assistente permitirá interações sem frase-chave - Vida Celular

Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Seja Alexa, Siri, ou o Google Assistente, estas ferramentas de interação virtual exigem a ativação por uma frase-chave. Às vezes o pedido é tão curto quanto este comando obrigatório, e parece que a dona do Android está projetando uma nova maneira de nos comunicarmos com a sua ferramenta de voz.

publicidade

Após revelar uma série de novidades para o Android 12, o Google parece trabalhar em frases rápidas para o Assistente. Estes indícios estão no Google App 12.22.5, mas ainda não disponíveis. Foi feito um trabalho de engenharia reversa, que é quando um aplicativo é desmembrado para revelar certos recursos ainda em fase de construção.

Ao tempo que permaneceria necessário utilizar “Hey Google” ou “Ok Google” para fazer pedidos distintos ao Assistente, algumas interações descartariam o uso das frases-chave. Por exemplo, o usuário, quando um alarme disparasse, poderia simplesmente pedir para que o smartphone o silenciasse. O mesmo seria possível quando o telefone alertasse sobre uma chamada, ou avisasse sobre um cronômetro programado.

Liberação ainda desconhecida

Não se sabe quando o Google Assistente liberará esta novidade que elimina frases de ativação em alguns cenários, mas com o lançamento do Android 12 no começo do segundo semestre, é possível que a empresa “case” o novo sistema com uma série de atualizações já prometidas — ou não, como esta — com o update. Até esse momento, inclusive, a forma como o novo recurso funcionará poderá receber alterações, como uma cobertura maior de outros comportamentos do Assistente.

Vale lembrar, outras atualizações para o Google Assistente parecem estar em desenvolvimento. Já ouvimos falar em aprendizado de pronúncia para a ferramenta não errar mais o nome dos contatos, por exemplo. Uma pesquisa apontou que, dentre as ferramentas de assistência por voz do mercado, a da companhia é a que se sai melhor quando questionada sobre perguntas complexas.

Via XDA Developers

Imagem: fizkes/iStockPhoto/CC