Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Em seu blog, o Google anunciou hoje (28/04) que está trabalhando no campo de aprendizado de máquinas para melhorar seu assistente virtual. Dentro de alguns dias eles devem lançar uma atualização que vai permitir que o Google Assistente aprenda a pronunciar nomes da sua lista de contatos da maneira como você os fala. Por enquanto, a atualização só vale para inglês nos EUA, mas a empresa diz que vai expandir o recurso para mais línguas em breve.

publicidade

No momento, é possível mudar a pronúncia de um nome indo até às Configurações do Google Assistente, clicando em Informações Básicas, depois em apelido e soletrar como você quer que o nome seja pronunciado. Quando as melhorias forem implementadas, o Google Assistente tentará aprender e lembrar sua pronúncia para um nome com apenas alguns cliques. Segundo o Google, a inteligência artificial não vai manter um registro da sua voz.

No post, o Google afirma que a atualização vai facilitar a vida dos usuários na hora de mandar mensagens ou fazer ligações, e mitigar o problema do assistente não reconhecendo um contato por causa da sua pronúncia do nome.

Google Assistente terá uma melhor compreensão do contexto

Além da possibilidade do Google Assistente aprender a pronunciar nomes, a companhia está trabalhando na compreensão de contexto de seu assistente. Usando a tecnologia de aprendizado de máquina BERT, o assistente será capaz processar palavras em relação com todas as outras palavras numa frase, e não pela ordem direta delas.

publicidade

A compreensão de contexto do Google Assistente vai ajudar a ter uma conversa mais fluída com a inteligência artificial. Num exemplo dado no post, você pode estar perguntando sobre a Flórida para seu assistente, depois dizer “me mostre as praias mais bonitas”, e a IA vai saber que você está falando das praias mais bonitas da Flórida.

Essas novidades vêm na esteira das notícias sobre comandos do Google Assistente que podem ser acionados sem dizer “OK Google”, como atender uma ligação dizendo simplesmente “atender”.

Via The Verge

Imagem: Kaufdex / Pixabay