Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Enquanto os algoritmos avançam, bem frequentemente pessoas negras trazem para as rodas de discussões como as IAs podem apresentar comportamentos racistas. Um caso emblemático, do último ano, envolveu o Twitter: viralizou uma corrente que, através de diversos exemplos, sempre priorizou o recorte de pessoas brancas em detrimento as demais. Por reconhecer o enviesamento de inteligências artificiais, o Android contará com um software de foto otimizado para pessoas negras.

Uma saída do Twitter foi aumentar o espaço de visualização das imagens na linha do tempo, mas o Google reconhece que pode prover melhorias antes de passar por uma exposição pública. A companhia está em contato com ao menos 15 nomes da indústria para melhorar seu processamento computacional de imagem. Isto deverá melhorar o balanço de branco, exposição, temperatura de cor e outros aspectos para incluir resultados realistas de pessoas negras em fotos no Android.

publicidade
Confira o vídeo do projeto que muda o algoritmo de câmera no Android

Como o Google descreve a novidade como uma melhoria para câmera, é esperado que o algoritmo mais inclusivo seja liberado para o software Google Camera primeiro, oficialmente exclusivo dos celulares Pixel, mas que pode ser instalado em outros dispositivos Android. Com tantas novidades liberadas para o Fotos, não seria surpreendente se, no futuro, a empresa de Mountain View incluísse a novidade de inteligência artificial para fotografias já capturadas. Mas nenhuma promessa foi feita, ainda, nesse sentido.

Montagem com demonstrações visuais que Google implementará em câmera para melhorar fotos de pessoas negras

Sobre quando as melhorias para fotos de pessoas negras estarão disponíveis, o Google não revelou quando isso acontecerá. Ou se fará um grande anúncio para revelar o update. A empresa pode adotar uma liberação discreta para que o recurso seja recebido de forma mais natural — como deveria ter sido desde sempre. A revelação desse trabalho ao lado de nomes da fotografia se deu durante o Google I/O, que começou hoje e vai até o dia 20/05.

publicidade