Publicidade no Android aumenta com diminuição do rastreamento no iOS - Vida Celular

Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Um relatório indica que a Política de Transparência de Rastreamento, que entrou em vigor na atualização do iOS 14.5, acabou beneficiando os bolsos do Google. Isso porque o bloqueio de rastreadores nos dispositivos da Apple fez com que os gastos em publicidade no Android aumentassem nas duas primeiras semanas após a implementação da mecânica.

publicidade

A Post-IDFA Alliance avaliou dados oferecidos por cinco plataformas de anúncios e monetização — Liftoff, AdColony, Fyber, Singular e Vungle — por catorze dias e meio após o lançamento do iOS 14.5. Todos os relatórios apontaram aumento de investimentos em anúncios para Android, com números que vão de 8,29% Liftoff a 21% da Vungle.

Em curto prazo, investir em publicidade também se tornou mais barato para os anunciantes. Os CPMs (Custos por mil impressões, em português) também diminuíram, com quedas que vão de 2,4% pela Liftoff a 8,73% pela AdColony. A expectativa, no entanto, é que isso se reverta e o valor volte a aumentar assim que o mercado se adapte a investir em publicidade sem rastreadores.

Apenas 12,9% dos usuários adotaram Política de Transparência de Rastreamento em duas semanas

O aumento nos gastos em publicidade do Android é consequência direta da nova Política de Transparência de Rastreamento da Apple, que coloca nas mãos dos usuários a decisão de permitir que apps utilizem ou não rastreadores de atividade. Na lista de trackers bloqueados está o IDFA (Identifier for Advertisers, ou Identificador para Anunciantes), responsável por toda coleta de dados para publicidade em diversos aplicativos.

A Post-IDFA Alliance identificou que a média das adoções do bloqueio de rastreamento está em 12,9% nas duas primeiras semanas após o lançamento do iOS 14.5. Além disso, parece que nem todos os usuários estão preocupados em serem rastreados: dados da Singular revelam que 16,8% dos apps receberam autorizações para compartilhar o IDFA, enquanto na AdColony, os números chegam a 36,5%. Em outras palavras, parece que o impacto na publicidade não foi tão grande assim.

Via PhoneArena

Imagem: Photo Mix/Pixabay/CC