O Facebook vem desenvolvendo novas formas de aprimorar o recurso de mensagens temporárias no WhatsApp. Uma delas, levanta o WABetaInfo, se trata de um ajuste adicional que habilita a exclusão automática de mensagens toda vez que um usuário iniciar um bate-papo.
Atualmente, só é possível habilitar o recurso de mensagens temporárias no WhatsApp de forma discricionária. Isto é, para conversas específicas, sem automatizar a configuração. Neste novo ajuste, entretanto, o usuário conseguirá aplicar a funcionalidade como padrão. Por enquanto, ainda não há detalhes se o período de tempo pelo qual elas ficarão ativas será de sete dias, como se dá no atual regime, ou se o usuário terá controle sobre o prazo. De qualquer forma, a nova função lembraria muito o recurso de “autodestruição” no Snapchat, em que você pode enviar mensagens que somem automaticamente depois de 24 horas.
O novo recurso no modo de mensagens temporárias ficará disponível para seleção na aba de Privacidade em Configurações. Por enquanto, o recurso deve ser incluído apenas em versões de teste, por enquanto, e poderá ser habilitado tanto no iOS quanto no Android.
Vale observar que ativar o recurso de mensagens temporárias no WhatsApp não assegura privacidade total. Mesmo com a configuração habilitada, qualquer pessoa ainda está apta a capturar e salvar imagens e vídeos ou encaminhá-los a terceiros. Isto é, a não ser que você esteja interessado em controlar o volume de conversas no mensageiro, a função não oferece maior segurança do que um bate-papo convencional.
O Signal, concorrente do WhatsApp, já oferece maior controle sobre a duração das mensagens. No entanto, assim como no app do Facebook, ainda não existe uma definição automática para todas as conversas no recurso.
Via Tom’s Guide
Imagem: Anton/Pexels/CC