Uma mensagem SMS está circulando na Índia indicando que os habitantes baixem um app para garantir o registro para a vacinação contra a Covid-19. Mas trata-se de um malware para infectar o smartphone do usuário. O app que já se chamou Covid-19, foi atualizado recentemente e agora tem o nome de Vaccine Register.
Lukas Stefanko, pesquisador de malwares da empresa de cibersegurança ESET (Eslováquia), tuitou a respeito do vírus que está sendo espalhado por SMS. O pesquisador comentou que a mensagem é pensada de forma que pareça um anúncio para que as pessoas baixem um aplicativo de um link para se registrarem gratuitamente para a vacinação. Além disso, o app só infecta celulares Android.
SMS worm impersonates Covid-19 vaccine free registration
Android SMS worm tries to spread via text messages as fake free registration for Covid-19 vaccine – targets India 🇮🇳
It can spread itself via SMS to victim contacts with link to download this malware. https://t.co/EXAAGARqOP pic.twitter.com/HX957bPVu5— Lukas Stefanko (@LukasStefanko) April 29, 2021
Assim que o malware é instalado no celular, e ganha acesso indevido aos dados do usuário. O vírus é capaz de acessar contas do Facebook e outras redes sociais, invadir a galeria de fotos e ainda apagar documentos e informações do celular. O malware também usa o celular infectado para disseminar mais mensagens SMS para os contatos, se espalhando e também consumindo o plano de telefonia do usuário.
Situação na Índia
As investigações sobre o malware realizadas por Lukas apontaram que tanto o antigo malware Covid-19 como o atual Vaccine Register possuem um mesmo desenvolvedor, já que vírus por SMS não são criados com tanta frequência. Além disso, o pesquisador detectou que a fonte do vírus está em repositórios abandonados do Twitter. Lukas também comentou em sua conta no Twitter que o alvo do vírus é a índia, região que está enfrentando uma grave crise sanitária devido ao coronavírus. O país já se tornou o terceiro no mundo com maior número de mortes. Além disso, o SMS com o malware pode ter surtido efeito porque o app oficial do governo indiano, chamado CoWIN, apresentou problemas no registro de seus cidadãos para a vacinação.
Mesmo que o app oficial apresente problemas, ainda é a única maneira segura de realmente conseguir um registro para a vacinação e aviso de quando há lotes disponíveis. O governo local também tem orientado a população que ignore qualquer SMS ou sites com links para apps que garantam acesso às vacinas.
Via Gadgets 360 e Business Insider
Imagem: Daniel Schludi/Unsplash/CC