O Twitter quer expandir suas operações pelo mundo e vai abrir seu primeiro escritório na África, mas especificamente em Gana. A empresa é a segunda grande rede social a instalar uma unidade no continente. Em 2015, o Facebook abriu seu primeiro escritório em Joanesburgo, na África do Sul.
Essa estratégia do Twitter pode servir para tentar aumentar a popularidade da plataforma no continente. Por enquanto, a rede está engatinhando por lá. Uma pesquisa da StatCounter revelou que apenas 11% dos moradores da África com acesso à internet possuem conta no Twitter, contra 59% do Facebook. A região também é um desafio para empresas digitais, já que apenas 39% dos habitantes estão conectados. A média global gira em torno de 59%.
🇬🇭 Twitter is now present on the continent.
Thank you Ghana and @NAkufoAddo. #TwitterGhana https://t.co/tt7KR3kvDg
— jack (@jack) April 12, 2021
“Este é o início de uma bela parceria entre o Twitter e Gana”, tuitou o presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, na segunda-feira (12/04), após ter também sido mencionado em um tweet por Jack Dorsey, fundador da plataforma, que também comemorou o feito.
The choice of Ghana as HQ for Twitter’s Africa operations is EXCELLENT news. Gov’t and Ghanaians welcome very much this announcement and the confidence reposed in our country. 1/3 #TwitterInGhana #TwitterGhana https://t.co/HdCqFgXK0x
— Nana Akufo-Addo (@NAkufoAddo) April 12, 2021
Estratégia de expansão do Twitter
“Sempre que entramos em novos mercados, trabalhamos para garantir que não estamos apenas investindo nos talentos que contratamos, mas também nas comunidades locais e na estrutura social que os apoia”, disse o Twitter em um comunicado. “Como democracia, Gana defende a liberdade de expressão, também no ambiente online, e a Internet aberta – conceito que o Twitter também defende. Além disso, a recente nomeação de Gana para hospedar o Secretariado da Zona de Comércio Livre Continental Africana está em linha com nosso objetivo de estabelecer uma presença na região”, completou ainda a rede social.
O interesse do Facebook na África também aumentou. A rede social planeja abrir seu segundo escritório por lá ainda esse ano, em Lagos. Gana é se tornou um dos principais centros de startups e empresas de tecnologia no continente nos últimos anos, ao lado da África do Sul e da Nigéria, que já investem nesse segmento há mais tempo.