A Samsung saiu na frente e lançou as SmartTags antes que a Apple colocasse as AirTags no mercado. Ambas, porém, servem para a mesma coisa: rastrear chaves, malas, animais domésticos e outros. Uma versão mais robusta, que utiliza tecnologia UWB (Ultra-wideband), foi anunciada para o futuro. Pois então, ela ganhou data para ser lançada, e ela está bem próxima: 12/04. Assim, a pré-venda da nova Galaxy SmartTag+ já se encontra em pré-venda, mas só nos Estados Unidos.
Enquanto a versão já disponível — inclusive no Brasil — oferece tecnologia Bluetooth para rastrear seus objetos ou pets, a SmartTag+ utiliza também tecnologia de banda ultralarga (UWB), que opera em frequência altíssima, a permitindo fornecer informações de forma mais ágil e com maior precisão. Nem precisamos dizer como isso é útil na hora de rastrear algo via GPS, certo?
A Galaxy SmartTag+ já está em pré-venda na B&H (lá fora) por US$ 40 (ou cerca de R$ 228 por aqui, sem impostos e taxas), com entregas a partir do dia 12 de abril.
Rastreadores em tags estão em todos os lugares
Infelizmente a data da disponibilidade do modelo mais avançado, no Brasil, é desconhecida. A Samsung chegou a fazer uma grande campanha que incluía a versão Bluetooth na pré-venda dos Galaxy S21. Ela também oferece kits com duas ou quatro unidades das SmartTags, o que ajuda a diminuir o preço unitário.
Essa tecnologia já não é uma novidade, pois, na verdade, os rastreadores Bluetooth já são uma realidade de mercado, como nos mostra o exemplo da Tile. Claro, a adesão da Samsung, Apple e outras a esse segmento é bem-vinda, aumentando a competitividade e ajudando a divulgar uma tecnologia que pode ser agregada ao ecossistema de gadgets dos usuários.
Vale ainda lembrar que a Apple pode estar promovendo os ajustes finais para anunciar as AirTags. Pelo volume de vazamentos recentes envolvendo o dispositivo, é difícil que sua oficialização passe do próximo evento da empresa de Cupertino.
Via Droid Life