A Apple tem iPhone novo todo ano, mas uma linha só aparece de vez em quando. Lançado em 2016, o iPhone SE ganhou um sucessor no ano passado, e pode ser que daqui a duas gerações ele passe por uma repaginação bem-vinda, que incluiria um furo para a câmera de selfies ao invés de bordas gigantescas como acontece hoje.
Quem traz esse rumor é o analista da DisplaySearch e DSCC, Ross Young. Ele fez algumas previsões no seu Twitter que batem com informações de Ming-Chi Kuo, outro analista especializado em Apple. Para ele, a Maçã deve preparar um novo iPhone SE em 2023 que finalmente atualizará a linguagem de design do aparelho, abandonando o visual clássico que hoje só é preservado mesmo pelo iPhone SE.
Apple LCD iPhone leak, we now hear the next LCD iPhone SE will remain at 4.7" in 2022. Some rumors that it may have 5G with Sub-6 GHz as well. Also hearing about a 6.1" version in 2023 with punch hole rather than a notch.
— Ross Young (@DSCCRoss) April 1, 2021
Mesmo assim, segundo Ross a Apple teria um novo sucessor para a linha 2022, que ainda traria display de 4,7 polegadas com o famoso botão para Touch ID. Só a partir de 2023 as coisas ficariam mais animadas, com o iPhone SE aproveitando mais seu corpo e crescendo a tela para 6,1 polegadas, oferecendo mudanças estéticas importantes e adotando a câmera de selfies vira um furo central. O mais interessante, se isso se confirmar, é que a empresa de Cupertino pularia o Face ID, muito possivelmente vindo a trabalhar com seu Touch ID sob display, que vazamentos indicam já estar em estudo.
Cronograma curto para o iPhone SE é improvável
Apesar de estar na praça desde 2016, a família iPhone SE só ganhou uma segunda geração no ano passado, quatro anos após o primeiro produto, e com uma aposta bem conservadora: o iPhone SE antigo é inspirado no iPhone 5s, enquanto o de 2020 copiou o corpo do iPhone 8.
Sendo assim, é de se encarar com ressalvas que a Apple traria um novo modelo já no que vem, e ainda outro logo em seguida, em 2023. O histórico da empresa não aponta para um comportamento assim.
Novidade para a Apple, passado para o Android
Se as mudanças para o iPhone SE forem mesmo confirmadas, a dona do iOS corre o risco de apresentar ao mercado um visual já extensamente explorado pelas fabricantes de smartphones Android. Celulares com poucas bordas e uma câmera frontal via furo são uma realidade há anos. Para quem não abre mão do ecossistema da empresa, porém, a novidade seria bem-vinda.
Mesmo assim não seria a primeira vez que a Maçã comeria poeira: o iOS só implementou widgets na área de trabalho quase uma década depois do Android. Casa de ideias criativas, mesmo a empresa de Tim Cook fica para trás algumas vezes.
Via Pocket Now
Imagem: NYC Russ/Shutterstock