Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Enquanto o Google já deixou escapar algumas prévias do Android 12, usuários das mais diversas marcas de smartphones se perguntam: como saber se o meu celular vai receber o Android 11? O sistema, que começou as caras em maio de 2020, já faz parte de 20% dos smartphones nos Estados Unidos e, ainda assim, apresenta um cronograma no mínimo errático para aparecer em cada um dos aparelhos.

Embora versões do Android 11 sejam vistas rodando até em celulares antigo de 2011, isso não quer dizer que o sistema operacional – ou versões subsequentes deles, por assim dizer – estarão disponíveis para todos os aparelhos. Por isso, separamos aqui algumas dicas de como saber se o seu celular receberá ou não o Android 11.

publicidade
Anúncios dos desenvolvedores

O primeiro passo para verificar se o seu aparelho receberá ou não a versão 11 do Android é observar os pronunciamentos oficiais. Uma breve busca na internet com o nome do seu aparelho e a marca, junto aos termos “Android 11” já deve ser um primeiro passo para saber se uma atualização está em vista num futuro próximo.

Empresas como a Xiaomi, a Motorola e a LG publicaram seus cronogramas de atualização de seus aparelhos. Via de regra, quanto mais recente o dispositivo, maior a chance de ele receber a nova versão do sistema operacional.

Sistema operacional de fábrica

Outro aspecto interessante para se notar no dispositivo é qual o sistema nativo do seu aparelho. Se o seu smartphone veio com alguma edição do Android 10, é bem provável que a atualização esteja disponível, cedo ou tarde. Isso aumenta as chances do celular não estar tão perto do fim do seu ciclo de vida.

Além do sistema operacional de fábrica, outro dado interessante de se notar é a posição que seu celular ocupa na geração de lançamento. Flagships tem chances maiores de continuar recebendo atualizações, em comparação à intermediários e aparelhos de entrada.

publicidade
O que fazer se o celular não receber o Android 11

É possível que seu aparelho não esteja listado no suporte oficial das fabricantes de smartphone. Isso porque as empresas costumam disponibilizar as versões mais recentes do Android apenas para suas últimas gerações de aparelhos.

A estratégia faz parte da lamentável obsolescência programada dos aparelhos: sem suporte às últimas versões, os aparelhos antigos ficam desprotegidos. Os consumidores precisam trocar seus aparelhos por mais novos. E por fim, só aumenta o lixo eletrônico.

Em situações como essa, o usuário tem duas alternativas. A primeira é a de instalar uma versão do Android 11 por conta própria. Embora um pouco mais trabalhoso, a medida certamente aumenta o ciclo de vida do seu aparelho. Outra alternativa, claro, é comprar um celular refurbished mais atual.

Via FayerWarer

Imagem: Daniel Constante (Shutterstock)