AndroidDicasQuer usar Android 11 mas o fabricante não liberou? Veja aqui como instalar

Zirlene Lemos3 meses atrás4 min

O Google lançou oficialmente a versão estável do Android 11 para uma boa parte de seus smartphones Pixel, incluindo o Pixel 2, desde setembro. Seguiram na mesma linha de atualização uma série de dispositivos Xiaomi como a linha OnePlus 8, a linha Samsung Galaxy S20 e outros smartphones de diferentes fabricantes. Mas quem não está nessa lista, será que consegue instalar o Android 11?

Pois é, temos uma boa novidade. Agora já dá para instalar o Android 11 em seu dispositivo, mesmo que ele esteja fora da lista de aparelhos “atualizáveis”. O motivo é que o Google disponibilizou o código-fonte no site Android Open Source Project (AOSP).

Como instalar o Android 11

O lançamento do código-fonte para uma nova edição do Android é parte vital do ecossistema do dispositivo.  A cada versão principal o Google carrega o código-fonte sob a licença Apache versão 2.0. Assim, os desenvolvedores conseguem modificar e distribuir as atualizações gratuitamente, instalando em vários modelos de aparelhos, sem precisar abrir o código e pesquisar as modificações. Vale lembrar que o Android foi concebido pelo Google como um sistema operacional de código aberto.

Além disso, o Google também vai permitir que os desenvolvedores de softwares independentes customizem suas próprias versões do Android. Com isso, a empresa espera que os desenvolvedores e sejam capazes de encontrar o “xis” da questão por trás das diferentes mudanças que a empresa já fez em seu sistema operacional móvel.

Se ficou interessado em dar uma espiadinha no código-fonte do Android 11, basta ir ao repositório AOSP e procurar as novas tags e branches. A expectativa é de que o Google continue fazendo alterações, por isso vale a pena ficar de olho, até porque o Android 12 já está em desenvolvimento e certamente o código-fonte será liberado no AOSP, mas isso só para daqui há  um ano.

Confira se o seu smartphone está na lista feita pelo site XDA Developers.