Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Comprar um celular novo é sempre algo muito empolgante. Mas, quando você troca de modelo, fica uma dúvida: como descartar um celular antigo da maneira correta e evitar aquela pilha de aparelhos em casa?

Primeiramente é preciso deixar claro que NÃO pode jogar celular no lixo comum. Se você pensa em fazer isso pare imediatamente. Nada de descartar seu smartphone quebrado junto com a casca de banana, ok?

publicidade

Os celulares são abastecidos com baterias de lítio e, assim como as pilhas, podem causar danos ao meio ambientes se levados para aterros sanitários ou lixões. Isso ocorre pois existem metais pesados e outros elementos químicos na composição desses eletrônicos. Por isso é sempre importante procurar a forma correta de descartar seu aparelho.

Além disso – e isso não faltam vídeos e notícias para demonstrar – essas baterias podem explodir enquanto são prensadas nos caminhões de lixo, podendo causar danos a pessoas que estiverem manipulando esses objetos.

A forma correta

Mas agora você deve estar pensando: Tá, mas então se eu não posso jogar ele no lixo, o que eu faço com meu celular antigo?

Bem existem vários programas que recolhem os smartphones usados. Alguns inclusive criados pelas próprias fabricantes para recolher os celulares velhos e assim evitar a degradação do meio ambiente. Geralmente em farmácias, bancos e outros estabelecimentos existem urnas para recolher lixo eletrônico como baterias, pilhas e celulares. Procure um desses na sua cidade.

publicidade
Programas de reciclagem

A Samsung, por exemplo, possui urnas focadas em recolher smartphones usados. Você pode checar como fazer isso no site do programa. Na Motorola existe o Ecomoto, que realiza um trabalho parecido. Você pode conferir os locais de coleta aqui. No site da Apple também há uma lista de recicladores credenciados.

Lembrando que não precisa possuir um smartphone dessas marcas para usar seus respectivos programas, eles recolhem qualquer tipo de celular e, em alguns casos, tablets e notebooks também.

Você também pode descartar seu celular em centros de reciclagem específicos. Sim, em algumas cidades há locais especializados em reciclar esse tipo objeto. Entrar em contato com esses centros é sempre uma opção segura.

Lembre-se de, antes de descartar seu aparelho, remover o chip e o cartão de memória. Caso o celular esteja funcionando, faça um backup e exclua seus dados em seguida. O mais importante é garantir o descarte de maneira correta, que não coloque em risco e meio ambiente e não possa ferir quem recolher.

Foto: Ready Made/Pexels/CC