Uma boa parcela da audiência dos eSports está concentrada no celular, de acordo com um estudo conduzido pela plataforma de streaming Nimo TV, que constatou que 27% dos internautas acompanham as partidas de suas competições favoritas pela tela do smartphone.
Outros números de interesse divulgados pela Nimo TV incluem os 73% de pessoas que preferem jogar apenas com amigos e conhecidos, os 70% que gostam mais dos títulos com equipes e os 78% de respondentes que pendem sempre para os jogos multiplayer.
“A procura pelos games vem crescendo consideravelmente e durante este período desafiador de pandemia, continuou apresentando bons resultados, indo na contramão de outros mercados”, comenta Rodrigo Russano Dias, gerente de marca e relações públicas da Nimo TV. “A Nimo TV teve um acréscimo de 25% na audiência no último ano, tendo jogos multiplayer como GTA RP, Free Fire, Mobile Legends e Arena of Valor foram grandes propulsores desses resultados”, complementa.
A pesquisa veiculada pela empresa ainda questionou aos participantes sobre os gêneros de jogos que lhes são mais atraentes, embora aqui o levantamento não tenha trazido muitas surpresas: 72% dos jogadores entrevistados sinalizaram preferências por jogos de tiro em primeira pessoa( “First Person Shooter” ou, simplesmente “FPS”), com os 28% restantes caindo para o RPG ou jogos de estratégia.
“Esse resultado nos mostra que mesmo com o crescimento dos jogos e eSports no celular, o público dessa plataforma também se interessa por outras modalidades de games e tem o hábito de acompanhar as competições de jogos para computador”, comenta Luis Soares, gerente de eSports da Nimo TV. “Aqui podemos apontar vários fatores, mas acredito que o principal é que boa parte do público mobile também é um potencial consumidor de jogos e campeonatos para computador. Esse comportamento vai ao encontro da estratégia da Nimo TV em ampliar a sua base de conteúdo e influenciadores de games exclusivos para PC”, complementa.
O levantamento foi realizado pela Nimo TV na segunda semana de fevereiro de 2021 e foi respondido por mais de 9 mil pessoas.