A parceria com os carros pode não ter dado certo, mas a montadora Kia e a Apple podem criar juntos uma “Apple Scooter”, segundo o site coreano Chosun Biz. Como resultado da matéria, que cita uma fonte anônima próxima às negociações das duas empresas, as ações da Kia e da Hyundai – seu grupo proprietário – subiram cerca de 8% nesta sexta, 26/02.
Pela fonte do site, a Apple e a Kia teriam assinado um “memorando de entendimento” (pense nisso como uma “carta de intenção”, só que ao invés da compra de um produto, ela refere-se a uma parceria entre empresas) para cooperarem em desenvolvimentos em oito diferentes setores da indústria – incluindo veículos elétricos. O site afirma que, embora algumas negociações desse memorando tenham sido canceladas, isso não procede para a parte dos veículos.
“Ainda que as negociações sobre veículos elétricos falhem, ainda há muitos itens que podem ser negociados em outros campos, então estamos muito otimistas com a possibilidade de uma parceria entre ambas as empresas”, disse a fonte do Chosun Biz.
As informações se tornaram ainda mais bagunçadas quando se tornou público o fato de que, no começo do mês, a Hyundai aparentemente confirmou o relato, apenas para voltar atrás e negá-lo mais tarde. Além disso, a fonte do Chosun Biz ainda afirma que Apple e Kia estão trabalhando na criação de um veículo autônomo elétrico de “última milha” – normalmente, um veículo do tipo é usado por empresas com estrutura de fábrica, para retirar e entregar pacotes a várias partes de seus edifícios.
Nem Apple, nem Kia comentaram os rumores.
Analistas dizem que a forma como a Hyundai formalizou seu comunicado de negação de forma que “uma porta” ainda ficasse aberta para a continuidade das negociações: “A reportagem na parceria entre a Apple e a Kia não necessariamente invalidam o comunicado da Hyundai no começo do mês, já que o comunicado dela era limitado a um item específico [carros elétricos]”, disse Kevin Yoo, analista da eBEST Investment & Securities.
Normalmente, “veículos de última milha” possuem dirigibilidade autônoma e/ou elétrica, têm porte pequeno ou médio e um espaço interno mais amplo em proporção à sua aparência. Em outras palavras, pode muito bem ser uma “Apple Scooter”, embora a maioria das empresas que façam uso desse recurso prefiram carros de pequeno porte.
E considerando o tamanho do campus da Apple em Cupertino, sua sede na Califórnia (um parque de 71 hectares com um edifício de 260 mil metros quadrados ao centro), é pouco provável que entregadores de pacotes queiram cumprir esse trajeto todo a pé.
Via Reuters