Já disponível no Brasil, em fase beta para Android, o xCloud para iOS ainda está indisponível por conta de políticas da Apple quanto a aplicativos que podem ser distribuídos na App Store. Tudo indica, porém, que já há uma versão de testes do xCloud já sendo utilizada internamente permitindo utilização no iPhone e iPad.
A Maçã não gosta da ideia de permitir que um software da Microsoft abra um vasto universo de jogos que não foram aprovados previamente por ela para os donos de iPhones e iPads. Por isso, a gigante de Redmond anunciou que optaria por um caminho alternativo, que finalmente vazou em algumas imagens revelando a interface da versão web do xCloud.
A interface, como era de se esperar, é semelhante àquela vista com o app do serviço para Android. São apresentados games que foram adicionados recentemente, assim como os títulos que deixarão a plataforma em breve, além de ser possível filtrar a navegação por gêneros, ordem alfabética e outros critérios.
A versão de testes do xCloud pode ser um sinal animador para os donos de um iPhone ou iPad, e também representa esperança para donos de computadores com configurações mais modestas e que poderão em um futuro próximo aproveitar grandes títulos sem um hardware de ponta, principalmente em tempos de placas de vídeo escassas e caras no mercado. A Microsoft, porém, se limita a informar que a versão web do xCloud chega em 2021, sem especificar um trimestre ou mês específico.
Requisitos e recomendações
Além de exigir uma assinatura Game Pass, o serviço de jogos em nuvem funciona melhor em smartphones, tablets — e futuramente computadores — mediante o pareamento de um controle (que pode ser Bluetooth). Alguns games, porém, podem ser aproveitados com controles de toque.
Vale destacar que ainda está valendo a promoção do Game Pass Ultimate que oferece três meses do serviço de jogos por apenas R$ 5.
Via The Verge