![Galaxy S21 desmontado mostra diferenças para o S20 Galaxy S21 desmontado mostra diferenças para o S20](/wp-content/uploads/2021/01/galaxy-s21-desmontado-50x50.jpg)
![Apple está testando câmara de vapor para resfriar iPhone Apple está testando câmara de vapor para resfriar iPhone](/wp-content/uploads/2021/01/iphone-resfriar-e1614712671351-50x50.jpg)
Uma atualização na Play Store, a loja de aplicativos do Google, acrescentou um ícone que mostra a posição do app entre os aplicativos mais baixados. A mudança torna mais fácil de se mensurar as tendências entre aplicativos. Uma espécie de hit parade, digamos assim.
A versão 26.6.16-21 da loja Android foi liberada aos usuários na última semana e traz leves melhorias em sua interface. Agora, ao clicar na aba de melhores aplicativos, o usuário da Play Store visualizará ícones de setas indicando a posição e o crescimento do app. Se um app estiver sendo muito baixado, ele aparecerá com uma seta para cima, se a procura estiver diminuindo, para baixo.
Na categoria de melhores aplicativos gratuitos, por exemplo, apps de mensagens como o Telegram e o Signal aparecem nas primeiras posições. O aumento na procura está relacionado com os novos termos de uso do Whatsapp, que levaram muitos usuários a procurar alternativas ao serviço do Facebook.
Embora pareça simples, a atualização pode facilitar a vida de novos programadores e profissionais da tecnologia que poderão antecipar o comportamento das tendências nos aplicativos.
Setas indicam aumento na popularidade dos aplicativos. Montagem: Vida Celular
Apesar da mudança, o Google não informou qual é período de crescimento a qual os ícones se referem, tampouco se pretende implementar outras ferramentas analíticas para usuários no futuro.
A Play Store passou por atualizações em seu layout em novembro de 2020, com ícones e menus que se aproximam da interface do Android 11 em aparelhos da linha Pixel. Além da loja, outros serviços como o YouTube também estão recebendo novidades. A estimativa é que o Google passe a utilizar uma identidade visual cada vez mais unificada em seus produtos.
Via 9to5Google
Foto: Lisa Fotios/Pexels