Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Uma das mais promissoras tecnologias emergentes são as telas (ou displays) flexíveis, na forma de dobrável ou extensível (“enrolável”). Eles permitem diversas possibilidades criativas para mudar o design de um objeto que basicamente não se altera desde o lançamento do iPhone 1, em 2008. A Xiaomi havia criado no ano passado uma patente de celular extensível, capaz de transformar o aparelho numa espécie de tablet, já que a tela expande horizontalmente. Agora, o site Let’s Go Digital divulgou imagens baseadas nessa patente.

Patente do Xiaomi extensível

Fonte: Let’s Go Digital/Divulgação

Imagens e vídeo chamativos

É importante ressaltar que se tratam de imagens ilustrativas, ou seja, não são imagens oficiais e fazem uso de liberdade artística. O responsável pelas imagens é o artista Jermaine Smit. Aparentemente, ele se baseou num protótipo da Xiaomi anunciado no ano passado, o Xiaomi Mi Mix Alpha, que terminou cancelado pela empresa.

publicidade

A decisão artística faz sentido, se levarmos em conta que o Mi Mix Alpha teria uma tela inédita, que cobriria todo o celular, e que essa patente promete um smartphone com uma tela também inovadora. O artista nada mais fez que juntar as duas ideias.

Xiaomi extensível na forma de tablet

Fonte: Let’s Go Digital/Divulgação

Na imagem acima, podemos ver como o artista optou por expandir a tela do Xiaomi extensível até suas bordas e o resultado é realmente atraente. O sistema de câmeras triplo não consta na patente original, podendo ser considerado até mesmo um chute do artista, visto que não temos nenhuma informação ainda sobre o modelo.

Aliás, a ilustração mostra como o celular basicamente se transforma num tablet. Dá para estimar que a tela dobra de tamanho quando totalmente estendida. Quando o celular se encontra no formato padrão, porém, tanto a sua frente quanto o que pode ser considerada sua traseira, por causa das câmeras, possuem telas. Todas as possíveis funções do extensível da Xiaomi podem ser vistas mais detalhadamente no seguinte vídeo, também criado pelo Content Creator, que o batizou de Xiaomi Mi Alpha R:

publicidade

É cedo ainda para arriscar dizer o que será do Xiaomi extensível. Pelas imagens e pelo vídeo, o conceito do smartphone parece muito futurista. Isso pode resultar num outro celular cancelado pela empresa. Por outro lado, muito do que é visto no material artístico é mera hipótese. Pode ser que esse modelo da Xiaomi não possua a tela dupla, que cobre todo o aparelho, o que já torna seu design mais provável. Resta esperarmos algum vazamento ou a Xiaomi se pronunciar.

Via: GSMArena.