AndroidNotíciasGalaxy Note pode ganhar versão com tela enrolável e S Pen

Fábio Devito3 meses atrás9 min

Tudo indica que as telas enroláveis (ou esticáveis/extensíveis, se preferir) serão a próxima tendência no mercado de smartphones. A corrida das fabricantes para ver quem desenvolve o aparelho mais compacto inunda a internet com notícias, rumores e protótipos de novos modelos. A informação mais recente seria a que a Samsung trabalha em uma versão do Galaxy Note com tela enrolável. Apesar disso, vale lembrar que a linha Note ainda pode ser cancelada, então é bom não ficar muito animado.

O que é uma tela enrolável ou extensível/esticável?

O conceito de tela extensível se baseia em um display que tem a capacidade para retrair ou aumentar seu tamanho, expandindo as imagens do dispositivo, e assim, transformando ele em um tablet. Há muitas formas para se fazer esta expansão, desde tecnologias que alongam o dispositivo através de uma segunda tela retrátil, até o desenvolvimento de painéis de plástico que podem ser armazenados no aparelho. A expectativa das empresas é que uma tela enrolável possa até triplicar o seu tamanho.

A Samsung foi uma das primeiras a divulgar estudos sobre esta tecnologia, ainda na CES 2020, quando chegou a apresentar um protótipo para alguns jornalistas durante um evento fechado. No entanto, os rumores de que provavelmente veremos um Galaxy com tela retrátil já em 2021 aumentaram nas últimas semanas com o vazamento de uma foto vice-presidente da empresa, Lee Jae-Yong, usando um aparelho semelhante ao visto por aqueles jornalistas.

Imagens renderizadas dão uma mostra do que podemos esperar

Para aquecer ainda mais estas teorias, o portal holandês Lets Go Digital, em parceria com o designer 3D Jermaine Smit, imaginaram como seria a versão final deste aparelho. De acordo com o portal, o artista utilizou todas as informações disponíveis para a criação de um protótipo do que seria o Galaxy de tela enrolável.

De acordo com o portal, o protótipo adota todas as informações coletadas sobre a empresa ao longo dos anos, considerando dados de patentes sobre um Galaxy que poderia ser ampliado, além de um outro modelo que apresentava de expansão deslizante, na qual o usuário poderia expandir o comprimento da tela ao puxá-la da esquerda para a direita, bem como informações de que a Samsung estaria trabalhando em um display flexível com capacidade para expandir seu tamanho de 6 para 8 polegadas. Confira o resultado dos estudos abaixo:

samsung-galaxy-enrolavel-4
Protótipo levou em consideração informações de patentes vazadas da Samsung. Imagem: Lets Go Digital
Foco na produtividade

Além da Samsung, outras empresas também avançam na tecnologia retrátil. Recentemente, a Oppo divulgou mais detalhes sobre o Oppo X 21, um modelo guia de tela extensível, através de um vídeo conceito. Apesar da repercussão positiva, a empresa disse que o modelo ainda não está pronto para o mercado. Outras iniciativas também estão sendo testadas pela LG e TCL.

A expectativa é que a Samsung saia na frente, tendo em vista que a empresa já desenvolve estudos com telas dobráveis há certo tempo. Dessa forma, o passo natural para a evolução da linha Galaxy Note seriam as telas retráteis. Além disto, recentemente a Samsung aumentou seus investimentos em uma fábrica para a produção de displays OLED, na Índia, o que nos leva a crer que o desenvolvimento de novas tecnologias também será acelerado.

Além da tela enrolável, aparelho teria compatibilidade com tecnologia S Pen. Imagem: Lets Go Digital
Além da tela enrolável, aparelho teria compatibilidade com tecnologia S Pen. Imagem: Lets Go Digital

Algo que indica que o celular de tela enrolável da Samsung pode ser um Galaxy Note é a presença da caneta stylus S Pen. Apesar disso, o suporte a canetas stylus deve se tornar prioridade nos próximos dispositivos da fabricante (as próximas linhas Galaxy S21 e Galaxy Z Fold 3 provavelmente também suportarão a tecnologia). De qualquer forma, qualquer que seja o seu nome, a sua combinação da S Pen com uma tela que aumenta de tamanho pode significar um grande salto em produtividade.

Imagens e vídeo: LetsGoDigital.

Via Sparrows News.