Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Você ainda usa o Facebook? A rede social está redesenhando suas configurações, e se você estava acostumado a usar esse menu, vai estranhar de cara, e terá que se acostumar com várias mudanças. A reorganização visa facilitar a compreensão de algumas ferramentas — isso de acordo com a empresa, é claro.

Lidando com a forte rejeição dos usuários do iOS quanto a rastreios para publicidade, agora, as configurações do Facebook são divididas em seis áreas: conta, preferências, público e visibilidade, permissões, suas informações, e políticas legais e padrões da comunidade. Na primeira é possível alterar informações pessoais, como nome, senhas, e até formas de pagamento na plataforma.

publicidade

Captura de tela das novas configurações do Facebook

O menu de preferências é onde o usuário vai personalizar a experiência do feed de notícias, notificações, idioma de navegação, e visualização de mídia. Público e visibilidade permite controlar informações públicas do perfil, filtro de conteúdo explícito, bloqueio de pessoas, e mesmo status públicos da rede social.

Permissões é um dos menus mais sensíveis nas novas configurações, e aqui o usuário controla quais dados o Facebook pode utilizar. Falamos de preferência de anúncios, biometria facial, metadados compartilhados com jogos e parceiros, e cookies que são utilizados fora da rede social.

Captura de tela das novas configurações do Facebook

publicidade

No menu de informações é possível navegar pelo registro de atividades da plataforma, baixar seus dados que o Facebook coletou ao longo do tempo, e gerenciar backups destas informações sensíveis. Por último, as políticas legais trazem os documentos jurídicos que regem a atuação e moderação do serviço, além das políticas de rastreamento.

Foco no Instagram e WhatsApp

A novidade para as configurações do Facebook foram publicadas sem alarde. Enquanto produtos como Instagram e WhatsApp recebem maior atenção, a rede social também vem testando novidades: o Facebook Gaming recebeu uma versão para iOS, e logo mais a plataforma terá chats de voz no estilo Clubhouse.

O foco, porém, parece mesmo ser o Instagram: o crescimento do TikTok segue inspirando o produto a implementar recursos parecidos. Mas em uma reviravolta, a mais recente novidade do app da ByteDance foi apostar no recurso de Stories — seguindo sua maior rival.

Via The Next Web

Imagem: PixieMe/Shutterstock