Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Como previsto, o Twitter finalmente deu adeus aos Fleets hoje (03/08). Para quem não usou (ou se usou não lembra), o Fleets era o formato de posts instantâneos (ou clone dos Stories do Instagram) na rede social, que pela baixa adesão dos usuários, foi retirado do ar. Porém, muitos podem se questionar sobre como serão avisados sobre Spaces na plataforma. Afinal, os recursos dividiam espaço.

Publicidade

Quando os Fleets foram desativados, o próprio Twitter já deu a dica: a barra superior do aplicativo continua entre nós. Só que agora ela só mostrará bolhas dos usuários quando os mesmos iniciarem ou participarem de algum Spaces, ou seja, se ninguém que você segue está fazendo um, a barra não aparecerá mais. A informação foi confirmada pelo perfil de suporte da rede social.

Uma diferença é que este espaço na interface do Twitter é reduzido quando não há Spaces acontecendo. Mas quando há algum ativo, o espaço ocupado é maior. Assim, a visualização da linha do tempo perde espaço na tela como já acontecia com os Fleets.

Não se sabe se a solução é provisória, e se o Twitter acabará remanejando os Spaces outro lugar. Fato é que nos últimos dias a rede social lançou uma nova forma de compartilhamento para as salas de áudio.

Recurso descontinuado em menos de um ano

Os Fleets foram mais um investimento recente do Twitter, e seu cancelamento pode ser para abrir um maior espaço para os Spaces (não falando apenas literalmente). A função não chegou a completar um ano inteiro no ar, já que entrou no ar no mundo inteiro em novembro do ano passado. Pela baixa adesão, deverá cair no esquecimento rapidamente.

Não faltam redes sociais com recurso similar: Instagram, Facebook, e mesmo o WhatsApp possuem a mesma ferramenta. O Twitter, agora, se concentra na divulgação e desenvolvimento dos seus recursos pagos. O Twitter Blue está em testes em países selecionados, e o Super Follow já foi anunciado. Mesmo os Spaces poderão ofertar salas pagas no futuro.

Imagem: sdx15/Shutterstock