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Uma pesquisa realizada pelo instituto americano Morning Brew-Harris destaca que a maioria dos consumidores de dispositivos de Realidade Aumentada (AR) e Virtual (VR) dos Estados Unidos prefere dispositivos do Google e da Apple em relação ao Facebook.
O estudo mostra que, dentre as principais desenvolvedoras de tecnologia VR/AR, Apple, Google, Samsung e Microsoft estão entre as favoritas, enquanto o Facebook segue à frente de marcas como Snapchat, LG, Playstation (Sony) e outras.
Ao serem questionados sobre qual marca seria referência no desenvolvimento de produtos em VR, cerca de 35% dos consumidores responderam a Apple como a sua primeira escolha. Em comparação, apenas 5% dos usuários se lembraram do Facebook para o segmento. Além disso, ao serem questionados do que motivou a escolha, os consumidores que escolheram a Apple alegaram se tratar de uma questão de confiança.
A pesquisa ainda destaca que a pouca afinidade do público VR/AR ao Facebook pode ser uma pedra no caminho dos planos de Mark Zuckerberg. O criador da rede social considera as tecnologias de realidade aumentada como o próximo passo evolutivo da internet.
Além de adquirir a empresa de hardwares especializada em óculos VR/AR Oculus, hoje, aproximadamente 1/5 dos profissionais do Facebook estão alocados em projetos de realidade aumentada. Na última semana, inclusive, Zuckerberg chegou a anunciar o projeto Metaverso, uma divisão de estudos que se dedicará pelos próximo cinco anos ao desenvolvimento de uma plataforma de interação 100% virtual e imersiva dos produtos do Facebook.
De acordo com Zuckerberg, a ideia é que os usuários passem a ter experiências aprofundadas em ambiente AR podendo transitar e interagir com outros usuários em ambientes digitais. Caso seja bem-sucedido, o projeto (que mais parece os planos de algum personagem de filme de sci-fi) deve transformar a forma como Facebook ganha dinheiro, passando de uma empresa de mídia para o que Zuckerberg define como: “uma empresa metaversa”. Resta saber como a empresa aumentará a sua popularidade entre os consumidores da tecnologia.
Via The Harris Poll
Imagem: Maxim Hopman/Unsplash